CURSINHO POPULAR MARIELLE FRANCO: ESTRATÉGIAS DE LUTA PELO INGRESSO DOS/AS EXCEDENTES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
Cursinho Popular; Emancipa; Movimento Social; Etnografia; Política.
Este trabalho é resultado de uma etnografia em andamento no Cursinho Popular Marielle Franco da Rede Emancipa, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, com ênfase no recorte temporal do ano de 2019, no qual tive uma atuação em campo de forma presencial e cotidiana. A Rede é um movimento social pela educação popular que se organiza nacionalmente através, principalmente, de cursinhos populares preparatórios para o Enem e Vestibulares, voltados à população pobre e estudantes oriundos da rede de ensino pública. A pesquisa etnográfica gira em torno de algumas questões conflitantes na existência do cursinho, sobre como se dão as práticas educativas sabendo-se que a existência deste é atravessada pelo conflito entre fazer uma crítica ao caráter excludente dos Vestibulares e Enem e, ao mesmo tempo, propor-se a viabilizar o acesso das camadas populares às Universidades Públicas. E como lidar com esse conflito quando os/as estudantes dos cursinhos populares são justamente os “excedentes do vestibular”, ou seja, estudantes que comumente ficam de fora das vagas?