“O CICLO DAS COMPRAS”: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA SOBRE COMPRAS FEMININAS DE ROUPAS, ACESSÓRIOS E MAQUIAGENS EM NATAL
consumo feminino; compras; sociabilidade.
Este trabalho investiga, por meio de uma etnografia das compras, o consumo de roupas, acessórios e maquiagens de um grupo de dez mulheres em Natal, no Rio Grande do Norte. A etnografia foi realizada a partir da comparação dos relatos das interlocutoras, bem como da comparação de suas relações com os espaços urbanos do Alecrim, Centro e Natal Shopping e, com os espaços virtuais do Instagram, Whatsapp, Pinterest, Youtube e Facebook. Foi possível detectar a existência de um ciclo de consumo que inclui, o que denominei: “Ciclo das compras”. Este compreende três estágios: o primeiro estágio engloba o planejamento da compra e produção do gosto, o segundo compreende o ato da compra e o terceiro estágio envolve os usos dos itens adquiridos. Cada um dos estágios deste ciclo está relacionado a diversos aspectos da vida social e cultural. Por conseguinte, esta dissertação tem por objetivo analisar o consumo feminino, por meio das compras de roupas, acessórios e maquiagens, como produto e produtor de sociabilidades.