A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA QUALIFICAÇÃO DA AÇÕES INTEGRADAS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Atenção Primária.Educação Interprofissional. Vigilância em Saúde.
A Educação Interprofissional em Saúde - EIP como abordagem necessária para qualificação das ações integradas da vigilância em saúde da atenção primária. O estudo teve como objetivo sistematizar uma estratégia de qualificação profissional na vigilância em saúde a partir dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos da educação Interprofissional. Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em três etapas subsequentes nos cenários da atenção primária à saúde de um município sede da 9ª gerência de saúde do alto sertão paraibano. Na primeira etapa houve aplicação uma entrevista-semiestruturada com 23 participantes e na segunda e terceira formação dos grupos focais e aplicação da técnica de SOCKS com os sujeitos do estudo. A última resultou na sistematização de uma estratégia de qualificação profissional direcionada aos profissionais da VS. Os dados coletados foram provenientes da aplicação de uma entrevista semiestruturada, de grupos focais e da técnica de SOCKS envolvendo profissionais vinculados a vigilância em saúde e a atenção primária à saúde. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo Temática Categorial proposta por Bardin. Após tratamento e análise dos discursos produzidos nas entrevistas semiestruturadas e nos grupos focais emergiram quatro unidades temáticas por categorias de análises: “Caráter das ações de vigilância em saúde”; “Competências necessárias para o trabalho interprofissional na vigilância em saúde”; “Colaboração e trabalho em rede como premissas do processo de trabalho da VS” e as “Barreiras para colaboração interprofissional na vigilância em saúde”. Das unidades temáticas emergiram as subcategorias. As discussões foram moldadas pela realidade da VS no contexto da APS, sob a ótica das dimensões da interprofissionalidade, assegurando momentos reflexivos e coerentes conforme os objetivos da pesquisa-ação e os resultados das interações e dos relatos dos atores que foram transcritos deram maior visibilidade as problemáticas que permeiam a atenção básica e consequentemente o processo de trabalho da VS. A estratégia de qualificação profissional da vigilância em saúde apresentada neste trabalho foi desenhada a partir dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos da educação interprofissional, levando em consideração as possibilidade de aplicação das metodologias ativas de aprendizagem. A proposta contempla dez oficinas de trabalho e apresenta elementos centrais do processo de desenvolvimento de competências interprofissionais comunicacionais, com foco no processo de trabalho da vigilância em saúde. Foram descritos os temas/tópicos, as competências esperadas, objetivos de aprendizagem, metodologia, teoria de aprendizagem, avaliação e o tempo de duração foi estimado em 120 minutos para cumprimento de cada etapa. O estudo chama a atenção para a necessidade de se repensar possibilidades de implementação da PNVS ao promover uma discussão pautada na interprofissionalidade e nos modelos de atenção à saúde que prezam pela integralidade da atenção no SUS. É urgente a necessidade de debates e formulação de iniciativas inovadoras de fortalecimento da política de VS no país através da EIP. Nesse sentido, a educação interprofissional em saúde se apresenta como abordagem útil e adequada para o cenário em estudo, tendo em vista que, a comunicação interprofissional promove espaços de atuação compartilhados, com interdependência e corresponsabilização das práticas.