A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA QUALIFICAÇÃO DA AÇÕES INTEGRADAS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Atenção Primária. Colaboração. Educação Interprofissional. Vigilância em Saúde.
A Educação Interprofissional em Saúde - EIP como abordagem necessária para qualificação das ações integradas da vigilância em saúde da atenção primária. O estudo tem como objetivo sistematizar uma estratégia de qualificação profissional na vigilância em saúde a partir dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos da educação Interprofissional. Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em quatro etapas nos cenários da atenção primária à saúde de um município sede de gerência de saúde do alto sertão paraibano, e a última consiste na sistematização de uma estratégia de qualificação profissional. Os dados coletados foram provenientes da aplicação de uma entrevista semiestruturada, de grupos focais e da técnica de SOCKS envolvendo profissionais vinculados a vigilância em saúde e a atenção primária. E analisados através da Análise de Conteúdo Temática Categorial proposta por Bardin. Após tratamento e análise dos discursos produzidos nas entrevistas semiestruturadas emergiram quatro unidades temáticas por categorias de análises: “Caráter das ações de vigilância em saúde”; “Competências necessárias para o trabalho interprofissional na vigilância em saúde”; “Interdependência entre as práticas profissionais nas ações de vigilância em saúde e “Desafios na colaboração interprofissional na vigilância em saúde”. Das unidades temáticas, emergiram as subcategorias.