VERSUS POTIGUAR: UM ESTUDO AVALIATIVO
Educação Permanente em Saúde; Ensino-Serviço; Educação na Saúde
Introdução: A promulgação da constituição de 1988 traz profundas mudanças para as áreas da saúde e educação, alicerçada no conceito ampliado de saúde e aponta para o Sistema Único de Saúde (SUS) a atribuição do ordenamento da formação dos profissionais da área. Em 2003, a partir da criação da Secretaria de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde (SGTES) foi um marco para o desenvolvimento de estratégias e projetos relacionado a formação e desenvolvimento dos trabalhadores, dentre eles o Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde - VER-SUS/Brasil. No Rio Grande do Norte, foi desenvolvido e coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública a primeira edição do VERSUS Potiguar, com o propósito de contribuir com a formação de futuros trabalhadores da área da saúde. A vivência aconteceu de 3 a 11 de junho de 2022, simultaneamente em três Regiões de Saúde do estado, sob articulação das Comissões Regionais de Integração Ensino e Serviço e Instituições de Ensino Superior. Diante do caráter inovador da iniciativa, este trabalho busca contribuir com a avaliação institucional do projeto. Objetivo: O estudo visa avaliar as contribuições do VERSUS Potiguar para a formação em saúde no estado do Rio Grande do Norte. Método:Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa. A pesquisa é desenvolvida com docentes, ligados a Instituições de Ensino parceiras, facilitadores, comissão organizadora e estudantes participantes do VERSUS Potiguar. A coleta de dados foi feita entre junho de 2022 e abril de 2023. Os dados quantitativos e de caracterização dos participantes foram extraídos do banco de dados do sistema de seleção da Secretaria de Saúde, utilizado para inscrição dos estudantes. Os dados qualitativos foram coletados por meio de formulário eletrônico e matriz de consolidação utilizada em oficina de trabalho. Os dados quantitativos foram analisados com o auxílio da ferramenta google planilhas e para os dados qualitativos será feita análise de conteúdo de Bardin. Resultados Preliminares: A primeira edição do VERSUS Potiguar teve a participação de 102 estudantes, na seguinte distribuição: 00 na 2ª Região de Saúde, 00 na 4ª e 00 na 5ª. O curso com a maior participação na vivência com o de enfermagem (48,0%), seguido por psicologia (13,7%) e serviço social (9,8%). O público foi prioritariamente de Instituições de Ensino Públicas