Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYNANA SOARES OLIVEIRA FEQUIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAYNANA SOARES OLIVEIRA FEQUIS
DATA : 17/09/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Videoconferência - Aplicativo ZOOM
TÍTULO:

 Implementação dos Núcleos de Educação Permanente da Secretaria de Estado de Saúde do Acre: fragilidades e potencialidades


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde; Educação Permanente. Políticas de Saúde. 


PÁGINAS: 20
RESUMO:

A Educação Permanente em Saúde é caracterizada pela prática de aprendizagem no serviço, trazendo a proposta de enfrentamento dos problemas da realidade por meio dos conhecimentos prévios adquiridos mediante as experiências de vida, tornando-se assim uma aprendizagem significativa. Ela tem como premissa, para o planejamento e levantamento das lacunas de formação e desenvolvimento dos trabalhadores, as necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde. A implantação dessa estratégia, no estado do Acre, ocorreu em 2004, pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre, com a criação, do Departamento de Ensino e Pesquisa existindo atualmente 10 Núcleos implantados. Assim, essa pesquisa teve como objetivo, analisar o processo de implementação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde do Estado do Acre, suas fragilidades e potencialidades. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa com o uso de entrevista semiestruturada com 10 coordenadores dos núcleos de educação permanente, das unidades estaduais de saúde. Para a análise dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo temática, da qual resultaram duas categorias: Concepção sobre o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Implementação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde. Dessa última derivaram três subcategorias: fragilidades e potencialidades, principais ações desenvolvidas pelos núcleos e processos de avaliação. Conclui-se na análise do processo de implementação dos núcleos, que apesar das muitas potencialidades identificadas nas ações desenvolvidas, ainda persistem diversas fragilidades, apontando à necessidade da realização de ações de intervenção que contemple as principais fragilidades identificadas, assim, sugere-se a realização de um curso de atualização em Educação Permanente em Saúde para os  coordenadores, afim de fortalecer o processo de implementação da PNEPS do âmbito do Estado do Acre, e contribuir para a política de expansão desses núcleos para unidades do interior do Estado. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JESSICA DANTAS DE SA TINOCO - UERN
Interna - 347162 - ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR
Presidente - 347108 - SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODOSIO
Notícia cadastrada em: 15/09/2021 20:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao