Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA RAQUEL BEZERRA FÉLIX

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA RAQUEL BEZERRA FÉLIX
DATA : 11/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

ESTUDO DA ADSORÇÃO DE FENOL EM CARVÃO ATIVADO DE CASCA DE COCO: EXPERIMENTOS E MODELAGEM DE PROCESSOS EM BATELADA E LEITO FIXO.


PALAVRAS-CHAVES:

Adsorção. Fenol. Carvão Ativado. Batelada. Leito Fixo.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Diante da crescente geração de resíduos industriais, o fenol destaca-se por suas altas concentrações em efluentes e pelos sérios impactos ambientais e toxicológicos. Esse composto é amplamente detectado em rejeitos das indústrias de petróleo, petroquímica e farmacêutica, sendo particularmente relevante sua presença na água produzida da extração de petróleo. Nesse contexto, os métodos convencionais de tratamento de efluentes são pouco eficazes na remoção de fenol, o que tem motivado o uso de técnicas alternativas, como a adsorção em carvão ativado, reconhecida por sua eficiência e baixo custo. Neste trabalho, avaliou-se a adsorção de fenol em solução sintética utilizando o carvão ativado comercial WV1050, obtido da casca de coco e ativado com ácido fosfórico (área superficial de 1674 m2/g). Ensaios em batelada e em leito fixo foram conduzidos com o objetivo de gerar uma base de dados inédita para o material WV1050, subsidiando a avaliação do desempenho do adsorvente e sua modelagem. Os ensaios em batelada foram conduzidos sob agitação de 150 rpm e pH 7,0. A caracterização morfológica por MEV foi realizada antes e após a adsorção. O estudo cinético indicou melhor ajuste ao modelo de pseudo-segunda ordem, e o modelo de Morris e Weber revelou influência difusional. As isotermas de adsorção foram obtidas a 25, 40 e 55 oC, e os modelos de Langmuir, Freundlich e Temkin apresentaram bom ajuste aos dados experimentais. O estudo termodinâmico, baseado nessas isotermas, permitiu determinar ΔG°, ΔH° e ΔS°, evidenciando caráter espontâneo e endotérmico do processo. Nos ensaios em leito fixo, realizados com cerca de 4,0 g de adsorvente, obteve-se uma curva de ruptura a 25 °C, com o objetivo de avaliar o desempenho dinâmico do sistema e estimar parâmetros característicos do leito. A capacidade máxima de adsorção foi de 47,0 mg/g e a eficiência de remoção do fenol foi de 87%. A modelagem matemática e simulação do leito fixo permitiram estimar os coeficientes de dispersão axial e de transferência de massa no filme. Entre os modelos empíricos avaliados (Adams-Bohart, Thomas, Yoob-Nelson, Wolborska e Yan), o de Yoon-Nelson apresentou o melhor ajuste, com tempo de 98 min para atingir 50% da concentração de equilíbrio, em concordância com o valor experimental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350247 - JOAO FERNANDES DE SOUSA
Externo ao Programa - ***.778.283-** - RAFAEL BARBOSA RIOS - UFERSA
Externo à Instituição - FRANCISCO WILTON MIRANDA DA SILVA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 30/10/2025 14:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao