Modificações em espuma de poliuretano pós-comercializada para sorção de óleos em água do mar
derramamento de óleo, meio ambiente, sorção, fluidodinâmica, hidrofobização.
A exploração, transporte e refino do petróleo são fundamentais na movimentação da economia global. Ocasionalmente, derramamentos de óleo são registrados durante sua exploração e transporte em alto mar. A rápida contenção e remediação do impacto no local são fundamentais para evitar que, pela ação do vento e das ondas, os óleos sejam levados para os litorais. Atualmente, barreiras flutuantes de contenção são utilizadas para cercar o derramamento e, posteriormente, skimmers são utilizados para captar o óleo flutuando dentro das barreiras. No entanto, estes equipamentos podem apresentar baixa eficiência de separação em condições de mar agitado, pois acabam por captar grande volume de água juntamente com o óleo. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa que vem sendo realizada através do uso de espumas de poliuretano pós-comercializadas quimicamente modificadas para sorção de óleo derramado no mar. Tais modificações consistem no uso de materiais apolares para promover, simultaneamente, a oleoafinidade e hidrofobicidade das espumas, potencializando sua seletividade por óleos em detrimento da água. Ademais, as modificações propostas também objetivam aumentar a capacidade de retenção do óleo sorvido, característica fundamental na sorção de óleo em mar agitado.