Biodiesel: Síntese, Avaliação do Ciclo de Vida e Desempenho em Motores Diesel
Transesterificação; cascas de ovos; óxido de cálcio, tensoativo, destilação; consumo; emissões
As reduções nas emissões de gases de efeito estufa e o esgotamento dos combustíveis fósseis estão entre as principais razões para o desenvolvimento de novas tecnologias de biocombustíveis. Nesse sentido, o biodiesel representa uma alternativa adequada aos combustíveis fósseis, pois é renovável, biodegradável, não tóxico e reduz as emissões de hidrocarbonetos, enxofre, monóxido de carbono e hidrocarbonetos poliaromáticos. A principal rota de produção do biodiesel é atransesterificaçnao metílica de triglicerídeos utilizando um catalisado básico homogêneo, como o hidróxido de potássio. No entanto, esses catalisadores produzem sabão, não são recuperados e reutilizados e o processo de purificação do biodiesel gera uma grande quantidade de águas residuais. Nesse sentido, estudos têm sido desenvolvidos para viabilizar a utilização de catalisadores heterogêneos, uma vez que produzem menos resíduos e podem ser recuperados e reutilizados. Dentre os catalizadores mais utilizados pode-se citar o óxido de cálcio (CaO). Diante disso, o presente trabalho utiliza cascas de ovos de galinha calcinada como catalisador da reação de transesterificação metílica do óleo de soja, e o tensoativos nonilfenol etoxilados como agentes redutores da tensão interfacial, melhorando o contato entre as fases. Para avaliar os impactos ambientais causados com a produção do biodiesel, foi realizada a avaliação do ciclo de vida (ACV) do método de síntese do biodiesel proposto nesse trabalho, utilizando o tensoativo e englobando a etapa de síntese do catalisador. Além disso, também foi realizado um estudo comparativo dos impactos ambientais gerados com o processo de fabricação usual do biodiesel utilizando o hidróxido de potássio como catalisador homogêneo. Um outro aspecto avaliado neste trabalho foi a destilação do biodiesel, onde foram obtidas duas frações, uma com maior concentração dos ésteres leves e outra fração com uma maior concentração de ésteres pesados. As frações obtidas foram adicionadas ao diesel comercial e os novos combustíveis foram testados em um motor diesel, a fim de avaliar o efeito dessas frações na combustão e performance do motor. Os resultados mostraram que a utilização de tensoativos reduz a razão molar metanol/óleo e o tempo de reação. Com a adição de 1.5% de tensoativo, utilizando uma razão molar óleo álcool de 1:4 e 2 % de catalisador foi possível obter uma conversão superior a 90% para um tempo reacional de 1.5h. A ACV mostrou que a produção do biodiesel utilizando o tensoativo é 77% mais eco-eficiente e que apresenta menos impactos ambientais que o processo usual utilizando o KOH. A adição do biodiesel destilado e de suas frações ao diesel promoveu um menor consumo específico, bem como um aumento na eficiência térmica. No que se refere as análises de emissões, houve uma redução de até 35% nas emissões do monóxido de carbono com a adição do biodiesel.