Processos de oxidação e extração líquido-líquido utilizando tensoativos para remoção de enxofre do diesel
diesel, remoção de enxofre, dessulfurização oxidativa, tensoativo, extração líquido-líquido.
O enxofre é um dos principais contaminantes dos combustíveis derivados de petróleo estando presente principalmente em óleos provenientes de campos maduros, como a maioria dos campos brasileiros onshore. A emissão do enxofre na forma dos SOx originados na queima de combustíveis, como o diesel, afeta a qualidade do ar e traz riscos para a saúde humana. O enxofre, quando presente em grandes quantidades, também promove a corrosão dos motores, reduzindo sua vida útil. Em 2013, a ANP aprovou as novas especificações para o óleo diesel (resolução nº 50/2013), tornando-se obrigatória para a comercialização em todo o país dos óleos diesel A (sem adição de biodiesel) e B (com adição de biodiesel) com um teor máximo de enxofre de 500 ppm. A remoção de enxofre é, portanto, de interesse para a indústria petroquímica. A dessulfurização oxidativa seguida pela extração líquido-líquido é uma das técnicas mais promissoras para a remoção do enxofre heterocíclico (refratário), principalmente os dibenzotiofenos (DBT) e os dimetildibenzotiofenos (DMDBT), utilizando condições brandas de operação e com custo reduzido. Neste contexto o presente trabalho estudou a aplicação da dessulfurização oxidativa do diesel, seguida da extração líquido-líquido utilizando tensoativos não iônicos. Foram obtidos os parâmetros relacionados a extração líquido-líquido e a reação de oxidação com peróxido de hidrogênio (H2O2) e ácido acético (CH3COOH) como catalisador. Os parâmetros reacionais como temperatura, tempo, concentrações de peróxido e de ácido e a utilização de um catalisador sólido na reação foram avaliados através de um planejamento experimental fracionário 26-2. Após uma etapa da dessulfutização oxidativa e uma etapa da extração líquido-líquido utilizando Ultranex NP110 a concentração de enxofre no diesel comercial foi reduzida de 1200 ppm para 220 ppm. Aplicou-se a mesma metodologia a um combustível modelo composto por n-dodecano e 1200 ppm de DBT obtendo-se uma concentração final abaixo de 3 ppm. Portanto, a oxidação e a subsequente extração com tensoativo provaram ser eficazes na dessulfurização do diesel.