ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROPAGANDISTAS DE MEDICAMENTOS UTILIZADA PELA INDÚSTRIA FARMACEUTICA NO NORDESTE DO BRASIL
Avaliação de Desempenho; Competências; Estratégias; Indústria Farmacêutica; Propagandistas Vendedores de Medicamentos
A indústria farmacêutica é uma das mais competitivas indústrias do mundo contemporâneo, e um dos seus principais desafios está na comercialização de seus medicamentos, que na sua maioria dependem da prescrição médica. O objetivo deste estudo é identificar as estratégias de avaliação de desempenho utilizadas pela indústria farmacêutica que atua no nordeste Brasileiro, para avaliar os propagandistas vendedores de medicamentos. Para tanto, buscou-se reunir elementos para uma abordagem satisfatória que contemple a complexidade da temática pesquisada: Avaliação de desempenho, Estratégias da Indústria Farmacêutica, e avaliação desempenho da indústria farmacêutica. A temática justifica-se em razão da importância estratégica dos propagandistas de medicamentos para a indústria farmacêutica e desta para a saúde humana. A metodologia é caracterizada como um survey, de natureza qualitativa e quantitativa; o objeto de estudo é composto gerentes das principais empresas farmacêuticas multinacionais que atuam no Nordeste; a coleta de dados será feita por meio de questionário fechado (instrumento de pesquisa), a ser aplicado junto a gerentes da indústria farmacêutica; a análise dos dados será feita por meio das técnicas de estatística descritiva e análise multivariada, entre elas a análise fatorial. O instrumento de pesquisa proposto é formado por 27 afirmativas para medir a concordância, 1 tabela contendo 46 competências e 5 perguntas fechadas que abordam a temática central dessa dissertação. Espera-se identificar e estudar as estratégias de avaliação de desempenho, utilizadas pelas principais empresas farmacêuticas, que atuam no Nordeste Brasileiro, na gestão dos propagandistas vendedores de medicamentos, e a sua similaridade com a gestão por competências.