GESTÃO DE ESTOQUE, POSSÍVEIS IMPACTOS NA SATISFAÇÃ DO CLIENTE DE PÓS-VENDAS EM UMA CONCESSIONÁRIA DE AUTOMÓVEIS
Gestão de Estoque. Pós-vendas. Satisfação do cliente. Mercado automobilístico
O presente trabalho tem o objetivo de realizar um estudo que avalie e mensure os
possíveis impactos que a indisponibilidade de peças de reposição, ocasionada por
uma gestão equivocada de estoques pode causar ao índice de satisfação do cliente no
pós-vendas de uma concessionária de automóveis.
No caso específico do mercado automobilístico, observa-se uma grande concorrência
entre os fabricantes, o fator tecnológico alguns anos atrás permitia criar-se um
diferencial importante entre as marcas. Ao longo do tempo o fator tecnológico manteve
sim a sua relevância, no entanto devido às tecnologias apresentarem-se de alguma
forma equânimes com relação à oferta de valor agregado aos consumidores, deixou
de ser um fator único que direcionasse a escolha do consumidor para uma marca ou
outra.
Nesse contexto a satisfação do cliente vem sendo perseguida continuadamente
pelas empresas, que sabedoras dessa realidade, vêm investindo mais recursos que
propiciem a formulação e aplicação de estratégias de satisfação do cliente em seu
pós-vendas.
Propõem-se, através na análise de informações, coletadas durante a aplicação de
formulário, serem realizados cruzamentos que permitam estabelecer um possível nível
de impacto que a insatisfação, gerada a partir da indisponibilidade de peças, pode
vir a trazer ao cliente de pós-vendas de uma concessionário de automóveis, alem de
possibilitar a determinação de que trata-se ou não de um fator que pode influenciar
diretamente na aquisição de um próximo veículo da marca.