Medição de desempenho em processos de comunicação para promoção à saúde: Estudo de caso no projeto “Sífilis Não”
Comunicação; Medição de desempenho; Indicadores de desempenho; Saúde; Projeto; Sífilis Não; Open Innovation.
Organizações que executam projetos e programas de promoção à saúde também sentem a necessidade de respostas rápidas as suas ações, especialmente quando ocorrem epidemias, como o Corona Vírus. Os projetos de saúde coletiva, na maioria das vezes, possuem como principal característica realizar intervenções por meio da comunicação direcionadas a um público-alvo. Porém, para definir a eficiência e eficácia de um projeto que objetiva a promoção da saúde coletiva há a necessidade de medir o seu desempenho. O objetivo do estudo foi propor um sistema de medição de desempenho para atividades do processo de comunicação interinstitucional aplicado a projetos da área de saúde. O método de pesquisa é caracterizado de natureza aplicada, abordagem qualitativo-quantitativo e com uso da técnica o estudo de caso do projeto “Sífilis Não”. O procedimento da pesquisa contemplou quatro etapas: 1) pesquisa teórica; 2) pesquisa de campo, através do estudo de caso único do projeto “Sífilis Não”; 3) modelagem do processo de comunicação; e 4) estruturação do sistema de medição de desempenho para atividades de comunicação com foco na promoção à saúde. Como resultado, é proposto o modelo de medição de desempenho que compreende cinco dimensões com 28 indicadores: D1-Processos, com 8 indicadores; D2-Resultados com sete indicadores; D3-Impacto, com 5 indicadores; D4-Aprendizado, com 5 indicadores e; D5-Orçamento, com 3 indicadores.