Medição de desempenho da comunicação em programas/projetos de saúde: Aplicação da abordagem open innovation.
Comunicação; Medição de desempenho; Programas de saúde; Projeto de saúde; Projeto Sífilis Não.
As mudanças que ocorrem nas organizações e na sociedade fazem com que novos modelos de gestão se desenvolvam. Se no passado, as atividades de inovação seguiam a abordagem da inovação fechada, neste século devido ao aumento da disponibilidade da informação à sociedade, surge a inovação aberta, como meio de resposta mais ágil às mudanças. Organizações que executam projetos e programas de promoção à saúde também sentem a necessidade de respostas rápidas as suas ações, especialmente quando ocorrem epidemias, como na atualidade, o Corona Vírus. Os projetos de saúde coletiva, na maioria das vezes, possuem como principal característica realizar intervenções por meio da comunicação direcionadas a um público-alvo. Porém, para definir a eficiência e eficácia de um projeto que objetiva a promoção da saúde coletiva há a necessidade de medir o seu desempenho. O objetivo deste estudo é propor um procedimento de medição de desempenho das atividades de comunicação interinstitucional em programas e projetos de promoção à saúde baseado na abordagem Open Innovation. O método de pesquisa é caracterizado de natureza aplicada, abordagem indutivo e com uso da técnica do estudo de caso do projeto Sífilis Não. O procedimento da pesquisa contemplará quatro etapas: 1) revisão da literatura sobre os temas Open innovation, Comunicação, medição do desempenho e programas de saúde; 2) Mapeamento do processo de Comunicação; 3) Estudo de caso do projeto Sífilis Não e; 4) Modelagem do processo de medição de desempenho junto aos indicadores de desempenho. Como resultado, espera-se obter um procedimento de medição de desempenho das atividades de comunicação interinstitucional em programas e projetos de promoção à saúde.