Análise das características determinantes das mulheres empreendedoras nas empresas do Rio Grande do Norte utilizando a modelagem de equações estruturais.
Empreendedorismo feminino; intenção empresarial das mulheres; modelagem de equações estruturais; competências individuais; percepção social; atitude pessoal; características psicológicas.
Nos últimos anos foi constatado um aumento significante de mulheres empreendedoras no Brasil e no mundo. Historicamente, o empreendedorismo é predominantemente exercido por homens. Todavia, as mulheres cada vez mais vêm preenchendo este espaço. As mesmas possuem características natas do empreendedorismo, o que demonstra uma vantagem de empreender. A participação das potiguares no ramo empresarial vem crescendo significantemente e já são maioria nas principais áreas do microempreendedorismo individual. O presente trabalho tem por objetivo identificar os fatores que influenciam a intenção das mulheres empreendedoras nas empresas do Rio Grande do Norte. A metodologia empregada consistiu em três momentos fundamentais, inicialmente foi realizada uma pesquisa nas bases de dados a fim de obter um modelo teórico pré-existente, em seguida foi efetuado uma survey com as mulheres empreendedoras do Rio Grande do Norte para reunir os dados com o propósito de compreender a relevância das variáveis definida pela construção teórica, e no final foi utilizado a modelagem de equações estruturais para detectar os constructos que contribuem com o processo investigado. Como resultado esperado, busca-se alcançar um modelo estrutural que possa servir de base para um plano de ação a ser expandido pelas empreendedoras, de modo que estas aprimorem suas habilidades e aperfeiçoem suas capacidades de empreender. A ampliação das atividades empreendedoras será um resultado positivo para toda a sociedade, permitindo o desenvolvimento econômico e social para o país.