UTILIZANDO A MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS PARA ESTUDAR OS FATORES QUE AFETAM NA LEALDADE DOS CONSUMIDORES DE FERRAMENTAS ON-LINE DE RESERVA HOTELEIRA
Hotelaria; E-Commerce; Lealdade; Modelagem de Equações Estruturais.
O setor hoteleiro evoluiu ao longo dos anos partindo de uma simples recepção de viajantes sem fins lucrativos para um negócio monetizado e heterogênico. Neste sentido, assim como observado nos diversos segmentos da economia, a hotelaria vem cada vez mais incorporando ferramentas de negócios baseadas na WEB (E-Commerce) onde destaca-se o emprego de ferramentas de reservas on-line. Estes mecanismos permitiram uma extrapolação geográfica na comercialização dos produtos dos hotéis e aproximaram as empresas de seu exigente público. Entretanto, permitiu-se ao consumidor entrar em contato com os mais variados itens e, consequentemente, intensificou-se a competitividade do segmento, dificultando, por parte das corporações, a retenção de consumidores. Neste cenário, a presente dissertação tem por objetivo utilizar a modelagem de equações estruturais para avaliar os fatores que afetam na lealdade dos consumidores de ferramentas on-line de reserva hoteleira. Para tanto, realizou-se um estudo subdividido em três etapas: primeiramente realizar-se-á uma série de procedimentos teóricos no centrados em duas linha, a realização de uma revisão da literatura e a validação e adaptação do modelo de pesquisa com base no trabalho realizado por Kim, Chung e Lee (2011); em seguida, distribuir-se-á uma série de questionários construídos, basicamente, com perguntas estruturadas em uma escala Likert de 7 pontos; e, por fim, executar-se-á o procedimento de análise através da SEM. Assim, espera-se que esta pesquisa contribua para um melhor entendimento dos fatores que afetam na lealdade dos usuários das ferramentas on-line de reserva, auxiliando as empresas do setor hoteleiro a obterem um melhor entendimento das necessidades de seus clientes e, por conseguinte, como atendê-los de uma maneira mais particular e efetiva., alcançando, desta forma, um maior grau de fidelização.