Inovação radical, informação de mercado e mente aberta: aplicação de um modelo conceitual nas start-ups brasileiras.
Atualmente, a economia mundial utiliza o seu potencial econômico e inovativo para criar e manter vantagem competitiva diante dos concorrentes globais. As start-ups surgem como empresas de alta capacidade de geração de inovações e alta adaptabilidade, moldando-se de acordo com as necessidades e exigências do mercado. A orientação para o mercado e para a aprendizagem organizacional (caracterizados pela informação de mercado e postura mente aberta) são os precursores da inovação radical. Diante deste cenário, o objetivo desta pesquisa é validar um modelo estrutural que demonstra o inter-relacionamento dos fatores-chaves da Informação de Mercado, Mente Aberta e Inovação Radical nas start-ups brasileiras. Quanto aos aspectos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, de objetivo formalizado com método de interrogação e escopo de estudo estatístico. A coleta de dados terá abrangência nacional, e será realizada através de um questionário eletrônico (survey) aplicado em start-ups cadastradas na base de dados da ABStartups. A análise dos dados será realizada através da utilização de Modelagem de Equações Estruturais, este método foi selecionado por mostrar-se adequado para a análise global de um modelo, pois é gerada uma análise confirmatória que permite a representação de conceitos não observáveis, verificando possíveis erros de mensuração ocorridos durante o processo. Como resultados esperados, busca-se a validação do modelo conceitual aplicado, além da interpretação e análise dos resultados obtidos que servirão de base para orientar novos investimentos (de start-ups e dos agentes externos envolvidos), voltados para melhoria na geração de inovação. O aumento da taxa de inovações no país resulta em diversos benefícios relacionados ao desenvolvimento de tecnologia, melhoria do desempenho, aumento de eficiência, redução de custos, criação de empregos, desenvolvimento social e geração de renda.
Start-ups, Inovação, Informação de Mercado, Mente Aberta, Modelagem de Equações Estruturais.