Desenvolvimento de modelo genérico de Balanced Scorecard para instituições privadas de ensino fundamental e médio
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta para gestão estratégica já consolidada mundialmente desde os anos 1990. Este sistema tem sido aplicado em empresas de diversos setores, em instituições privadas e públicas, devido a sua flexibilidade. O setor educacional está cada vez mais competitivo e há crescente busca por qualidade e consequente necessidade de melhoria da gestão das instituições de ensino. Diversos estudos demonstram o sucesso do uso do BSC em educação em diferentes países. Dentro deste escopo, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um modelo de BSC genérico na área educacional, aplicável a escolas privadas que trabalham tanto com ensino fundamental como com nível médio. A base do modelo de objetivos e indicadores para o BSC foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica. Questionários foram aplicados, juntamente com entrevistas, para realização de um estudo da viabilidade de uma futura implantação do BSC em instituições com o perfil escolhido, bem como possibilitando a coleta de informações para a validação do conjunto de objetivos estratégicos para as quatro perspectivas do BSC, chegando-se aos mais importantes, considerando o contexto da região pesquisada. Foi utilizada uma técnica chamada de “bag os stars” na aplicação dos questionários para filtrar os objetivos e indicadores, resultando em um quadro geral do BSC para instituições de ensino privadas. Finalizando, foi desenvolvido um mapa estratégico genérico a partir dos objetivos presentes no modelo obtido. Os resultados podem servir como base e motivação para a implantação da gestão estratégica em escolas usando o BSC
Balanced Scorecard, Gestão Escolar, Estratégia, Mapa Estratégico, Indicadores de Desempenho, Bag of Stars.