AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO FORNECIMENTO DE TRANSPORTE ESCOLAR SOBRE A VIDA ACADÊMICA DE ALUNOS DE CIDADES INTERIORANAS: O CASO DO IFRN.
Transporte escolar. Desempenho escolar. Educação. Políticas Públicas. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do fornecimento de transporte escolar público e gratuito de
forma regular e permanente na vida acadêmica do aluno de regiões interioranas do ensino médio da
Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), no caso do IFRN Campus
Nova Cruz, João Câmara e São Gonçalo do Amarante. Quanto mais distante dos grandes centros
urbanos, menores as oportunidades de educação de que os jovens dispõem. Assim, com o programa de
expansão da educação técnica por meio da RFEPCT, jovens de todas as regiões dos Estados brasileiros
possuem a possibilidade de frequentar uma instituição de ensino federal que antes era privilégio de quem
residia nas capitais ou nos grandes centros urbanos. Porém, a Política do Governo Federal não prevê a
construção de um Instituto Federal em cada município brasileiro, mas em cidades estrategicamente
selecionadas de forma a abranger a quantidade de municípios que esteja a um raio de 80 quilómetros de
distância, não havendo distinção entre estados. Desta forma, para que esta Política Pública alcance seu
objetivo, de oportunizar este tipo de educação a todos os brasileiros, é necessário, além da
disponibilização da estrutura física da escola, o fornecimento de meios de acesso a essa educação,
incluindo, dentre outros, o transporte de casa para a escola e da escola para casa, assim como prevê a
Constituição Federal. Como a legislação brasileira não garante o fornecimento de transporte escolar a
alunos da educação básica federal, fica a critério da Prefeitura do município onde o estudante reside
fornecer ou não esse serviço, que pode ainda ser interrompido a qualquer momento por não haver
obrigatoriedade na prestação. Assim, deseja-se com os resultados desta pesquisa, conhecer em que
magnitude o fornecimento do transporte escolar pode influenciar no desempenho acadêmico dos alunos
destas instituições, podendo leva-los a não concluir o curso, e consequentemente qual o impacto disso
para os objetivos da Política Pública do Governo Federal. Para isso, serão utilizados dados primários e
secundários a serem coletados por meio de questionários com os alunos e do sistema de informações da
instituição em estudo, respectivamente, para análise através de regressão linear.