A geração de ideias em empresas de bebidas: Aplicação de uma técnica de criatividade
Criatividade; Técnicas de Criatividade; Geração de ideias; Empresas de Bebidas.
A criatividade é considerada como a fonte para geração de ideias de novos produtos e processos. Para isso, organizações utilizam técnicas de criatividade para facilitar e auxiliar o processo de geração de ideias. O objetivo desta dissertação é analisar a eficácia de uma técnica de criatividade na geração de ideias em empresas do setor de bebidas. O método de pesquisa é caracterizado como estudo de casos. A fundamentação teórica envolveu a classificação das técnicas de criatividade e finalizou com a seleção de uma dessas. Os estudos de caso foram realizados em duas empresas do setor de bebidas: água de coco e bebida láctea. Foram aplicados a técnica de criatividade selecionada. A aplicação desta gerou ideias que foram classificadas em: Desenvolvimento de Produto e Embalagem; Processo Produtivo; e Gestão Organizacional. Na empresa de Água de Coco, as ideias resultaram na elaboração de uma nova máquina de envaze de água de coco e em uma nova embalagem voltada para um público específico, além das ideias de melhoria de processo e marketing elaboradas pelas equipes. Na empresa de Bebida Láctea, as ideias voltaram-se para a criação de um novo setor na empresa, desenvolvimento de uma nova linha de produtos e novos sabores. Nessa última, a maioria das ideias focaram na melhoria dos Processos Produtivos, com a participação dos gestores no incentivo à liberdade de pensamento para geração de ideias. Esses resultados foram obtidos pela influência com a familiaridade do problema, diversidade da equipe, associação entre ideias, observação do outro participante, compartilhamento do conhecimento tácito e fluência da técnica utilizada. Os resultados evidenciaram que a utilização de uma técnica de criatividade fizeram os funcionários discutir e gerar soluções para produtos e processos, dando o início à fase de Pré-Desenvolvimento de Produtos com a etapa de geração de ideias.