Avaliação de eficiência das agências bancárias
Modelos de Rede. Análise Envoltória de Dados. Agências bancárias. Sistema Bancário.
A avaliação de desempenho tem sido uma ferramenta muito importante na gestão das empresas de qualquer setor de atuação. Atualmente, o mercado financeiro tem apresentado um ambiente muito competitivo no qual exige de ferramentas de controle gerencial. Para atender essa necessidade de mercado, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência das agências bancárias nível 4 sobre a perspectiva micro (agências bancárias do estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte) com a finalidade de classificar as agências bancárias eficientes, ineficientes e as variáveis mais significativas para atingir um melhor desempenho de uma grande empresa do sistema bancário, no período de 2012 e 2013, por meio da modelagem matemática Análise Envoltória de Dados por redes. Ao criar e intermediar os recursos, às instituições financeiras ampliam as possibilidades de diversificação da riqueza para indivíduos e firmas, além de oferecer serviços indispensáveis à operacionalização dos recursos de comércio e de capital. Justifica-se o uso dessa modelagem para avaliação de eficiência de modo micro a fim de permitir e identificar as informações para o melhor gerenciamento e a adequação do desempenho empresarial de cada agência bancária. O método de pesquisa aplicado é classificado quali-quanti com uma amostra subdividida de: 15 agências no Rio Grande do Norte e 28 agências no Estado da Paraíba. Em termos de modelagem, utilizou-se o modelo CCR orientado ao output, a fim de aumentar as transações operacionais. O modelo de redes foi composto por três estágios: (1) avaliar a eficiência comercial – objetiva-se identificar as agências com o melhor nível operações de transações; (2) avaliar a eficiência de fidelização – objetiva-se identificar as agências mais eficientes no sistema de créditos na inadimplência da pessoa física e jurídica, e; (3) avaliação total de eficiência. A partir disso, os resultados apontaram para sinalizar quais agências bancárias são eficiêntes e identificar os pontos críticos para que possa alavancar o desempenho das agências bancárias ineficientes, sobretudo pelo procedimento entre a localização e o desempenho local. Por fim, destacaram-se informações capazes de auxiliar os gestores de instituições financeiras, ressaltando a importância dos sistemas de desempenho e eficiência por meio das melhorias nos microprocessos organizacionais.