IDEAÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA: PROPOSTA DE TÉCNICA DE CRIATIVIDADE
Ideação, Técnica de Criatividade, Empreendedorismo Tecnológico.
A criatividade não é uma inspiração divina, mas sim uma habilidade universal presente em cada ser humano em diferentes níveis e que precisa ser potencializada para responder aos desafios econômicos, políticos e sociais enfrentados pela humanidade. Um elemento chave para gerar a inovação, pois permite pensar “fora da caixa” contribuindo para o desenvolvimento de ideias com alto valor. A revolução técnico-cientifico-informacional na segunda metade do século XX demarcou ainda mais a necessidade por inovar já que a concorrência empresarial e as frequentes mudanças da sociedade informacional exigem alto grau de inventividade. As ideias são instrumentos que podem gerar novas oportunidades de negócio e, para que as ideias sejam geradas, é necessário ativá-las por meio de técnicas que despertem o potencial criativo humano, adormecido pela influência da padronização cognitiva e comportamental incutida pelas escolas, universidades, empresas e sociedade. Esta dissertação tem como objetivo propor uma técnica para gerar ideias de empresas de base tecnológica por meio de uma pesquisa-ação junto a estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para isso realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática sobre os temas: Criatividade Coletiva, Técnicas de Criatividade e Geração de Ideias, com o intuito de mapear a produção teórica para só então propor a técnica de criatividade com este enfoque. O trabalho de qualificação está estruturado em 2 capítulos. O primeiro capítulo é introdutório e cumpre o objetivo de contextualizar e apresentar o método da pesquisa. O capítulo 2 aborda a criatividade coletiva, individual e organizacional, as técnicas de criatividade presentes na literatura que objetivam ativar o potencial criativo humano e o empreendedorismo de base tecnológica.