Estratégias Ambientais como Fonte de Competitividade: um estudo de caso no setor petroquímico.
Competitividade; estratégias ambientais; medição; indicadores; setor petroquímico.
A questão ambiental está cada vez mais em pauta, seja na vida cotidiana ou no ambiente de trabalho. Neste último tornou-se necessária uma visão empresarial voltada para a adoção de abordagens ambientais, visando a manutenção da sustentabilidade, pois o que antes era diferencial está passando a ser característica essencial das organizações. Todavia, a adoção dessas abordagens ambientais ocorre de modo pontual nas organizações, não havendo, na maioria das vezes, comprometimento estratégico das organizações na implementação das mesmas. Para que essas abordagens passem a ser utilizadas como estratégias ambientais, se faz necessário demonstrar a influência dessas abordagens na competitividade das empresas. Esse trabalho tem o objetivo de avaliar o impacto quantitativo das estratégias ambientais na competitividade de uma empresa do setor petroquímico. A partir dessa mensuração torna-se possível demonstrar a contribuição efetiva das estratégias ambientais para a competitividade, incentivando o uso dessas estratégias e disseminando o paradigma da sustentabilidade. Este trabalho consiste num estudo de caso, com abordagem quanti e qualitativa, e desenvolveu-se por meio de questionário aplicado aos tomadores de decisão da empresa. A análise estatística dos dados coletados permitiu identificar a estratégia ambiental que mais influencia na competitividade da empresa. O estudo também revelou as estratégias mais importantes para cada um dos fatores competitivos: de fornecimento, financeiros, mercadológicos, e de processos internos. O presente trabalho possibilitou a mensuração real da influência das estratégias ambientais na competitividade de uma organização, classificando essas estratégias ambientais e fornecendo dados concretos para a utilização dessas estratégias na tomada de decisão da empresa.