SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL SOB A PERSPECTIVA DA RESOURCE-BASED VIEW: UM ESTUDO DE CASO NO VERDEGREEN HOTEL – JOÃO PESSOA/PB
A pressão por um novo padrão de desenvolvimento sustentável passou a exigir das organizações modernas que seja conciliada competitividade com a proteção ambiental. Neste sentido, uma ferramenta que atua na implantação de estratégias estruturadas é o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que tem como foco a melhoria do desempenho ambiental. Esta melhoria, por sua vez, pode proporcionar às organizações diversos benefícios, dentre os quais, a obtenção de vantagens competitivas, passíveis de mensuração a partir de diferentes perspectivas. Uma dessas é a aplicação do modelo VRIO, fundamentado pela Resource-Based View (RBV), que considera que a heterogeneidade entre as empresas decorre de diferenças entre os seus recursos internos e capacidades. Contudo, apesar de serem encontrados na literatura alguns estudos que avaliam o potencial competitivo de determinadas organizações, essas avaliações não são realizadas em objetos específicos, a exemplo dos SGA’s. Deste modo, o objetivo deste estudo foi avaliar os recursos e capacidades (estratégias ambientais) do SGA adotado pelo Verdegreen Hotel, identificando quais destes possuem potencial de gerar vantagem competitiva. Para tanto, este estudo de caráter exploratório-descritivo e delineado como pesquisa de campo e estudo de caso, utilizou como ferramentas de coleta de dados: a pesquisa bibliográfica, a entrevista semiestruturada, a pesquisa documental e a observação participante. A interpretação dos resultados e a consolidação das informações foram realizadas a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando duas técnicas de análise de dados, quais sejam: análise de conteúdo e análise por meio do modelo VRIO. Os resultados encontrados mostram que o hotel está bastante estruturado em relação ao seu SGA, fato este que pode ser justificado pela certificação ambiental obtida, assim como alcançou benefícios relacionados à melhoria da gestão dos fatores ambientais, ao fortalecimento da imagem e ganhos em competitividade. Por outro lado, as principais dificuldades para a implantação do sistema estão relacionadas aos colaboradores e fornecedores. No que se refere às estratégias ambientais adotadas, das 25 estratégias identificadas, 11 apresentaram potencial de gerar vantagem competitiva.