AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
Qualidade; Ensino Superior; Sistemas de Gestão da qualidade.
A presente dissertação tem como objetivo geral analisar sob a ótica do gestor, a importância do uso de ferramentas e conceitos da Gestão da qualidade nas Universidades Federais, que foi motivado pelo seguinte problema de pesquisa: os gestores das Universidades Federais consideram relevante a gestão da qualidade na sua instituição? Para tanto, buscou-se reunir elementos para uma abordagem satisfatória que contemple a complexidade da temática pesquisada: qualidade, ensino Superior e sistemas de gestão da qualidade. Optou-se por adotar um estudo aplicado, a pesquisa exploratório-descritiva quanto ao objetivo e a pesquisa qualitativa quanto à abordagem do problema. O objeto de estudo é composto pelos Pró-reitores de Planejamento das Universidades Federais, relacionadas no Ranking Universitário Folha – (RUF) no ano de 2013. Optou-se por restringir a amostra relacionando apenas os pró-reitores das 20 Universidades Federais mais bem colocadas no Ranking. O instrumento de pesquisa foi composto de 26 questões, das quais 6 questões destinadas a identificação do perfil do gestor, 16 questões de percepção (variáveis manifestas) sobre a gestão da qualidade da Universidade, em que os gestores atribuíram valores (respostas) para as afirmativas (que abordam a temática central dessa dissertação) compostas com base na escala Likert de 5 pontos, e 4 questões abertas e opcional, com objetivo de identificar de forma geral as práticas de gestão utilizadas. Utilizou-se como método estatístico (análise de dados), a estatística descritiva. Os resultados mostram que os gestores que participaram da pesquisa, consideram importante a prática da qualidade no setor acadêmico, mas a unanimidade não permanece em relação aos programas de qualidade, 50% dos entrevistados, consideram irrelevante ou pouco importante a utilização de sistemas de qualidade nas Universidades como 5s, Seis sigma, ISO 9001, NBR 15419:2006, Gespública, MEG, entre outros. Foi observado, ainda, que 50% dos participantes da pesquisa, consideram que o atual sistema de avaliação da qualidade proposto pelo MEC, o SINAES, não é um modelo abrangente para avaliar a qualidade institucional de uma forma global. Conclui-se que na percepção do gestor a gestão da qualidade na sua instituição é relevante, contudo a mesma importância não é dada aos programas de qualidade implantados em outros segmentos da economia, e que apesar dos avanços proporcionados pelo SINAES, o modelo não avalia a Instituição de uma forma global. Assim, de posse dos resultados, espera-se contribuir com o avanço do tema, tentando despertar o interesse dos gestores das Universidade Federais pelo assunto, ressaltando a importância dos sistemas de gestão da qualidade como instrumento necessário para elevar a qualidade institucional.