Prática baseada em evidências na intervenção fonoaudiológica com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem
Linguagem infantil. Transtorno Específico de Linguagem. Prática Clínica Baseada em Evidências. Terapia da Linguagem. Reabilitação dos Transtornos da Fala e da Linguagem.
Introdução: A produção científica referente à intervenção fonoaudiológica na área de linguagem infantil ainda é escassa. Tal intervenção mostra-se eficaz desde que o fonoaudiólogo atue de acordo com os princípios da prática baseada em evidências (PBE), implementando abordagens terapêuticas comprovadas. Entretanto, há uma base limitada de evidências científicas disponíveis relacionadas à PBE e à intervenção em linguagem no Brasil, sobretudo quando se trata do Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL). Objetivo: Investigar o uso dos princípios da PBE por fonoaudiólogos no processo de intervenção do TDL no Brasil, além de descrever as principais abordagens terapêuticas aplicadas. Método: Estudo primário, de caráter transversal e descritivo. Inicialmente, foi elaborado um protocolo de coleta de dados composto por cinco blocos de questões (sociodemográficas, campo de trabalho, conhecimento sobre TDL, vertentes da PBE e princípios da intervenção). Este protocolo foi baseado em um questionário europeu sobre intervenção em TDL e na adaptação à prática fonoaudiológica de um questionário brasileiro voltado à PBE. A coleta de dados teve início em agosto de 2021 e consiste na aplicação deste protocolo em formato virtual pela plataforma Google Forms. O público-alvo do estudo compreende fonoaudiólogos que atuam clinicamente na área da linguagem infantil no Brasil. Resultados esperados: Espera-se obter um panorama geral a respeito do conhecimento dos princípios da PBE por fonoaudiólogos brasileiros que atuam com TDL, bem como descrever as principais abordagens utilizadas por estes profissionais. Com tais resultados pretende-se contribuir com propostas que visem o aprimoramento da prática clínica fonoaudiológica na área.