Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELLE STELLA DE LIMA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELLE STELLA DE LIMA SOUZA
DATA : 25/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual RUTE do HUOL através do link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/posgraduacao-huol
TÍTULO:

Prática baseada em evidências na intervenção fonoaudiológica com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem infantil. Transtorno Específico de Linguagem. Prática Clínica Baseada em Evidências. Terapia da Linguagem. Reabilitação dos Transtornos da Fala e da Linguagem.


PÁGINAS: 42
RESUMO:

Introdução: A produção científica referente à intervenção fonoaudiológica na área de linguagem infantil ainda é escassa. Tal intervenção mostra-se eficaz desde que o fonoaudiólogo atue de acordo com os princípios da prática baseada em evidências (PBE), implementando abordagens terapêuticas comprovadas. Entretanto, há uma base limitada de evidências científicas disponíveis relacionadas à PBE e à intervenção em linguagem no Brasil, sobretudo quando se trata do Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL). Objetivo: Investigar o uso dos princípios da PBE por fonoaudiólogos no processo de intervenção do TDL no Brasil, além de descrever as principais abordagens terapêuticas aplicadas. Método: Estudo primário, de caráter transversal e descritivo. Inicialmente, foi elaborado um protocolo de coleta de dados composto por cinco blocos de questões (sociodemográficas, campo de trabalho, conhecimento sobre TDL, vertentes da PBE e princípios da intervenção). Este protocolo foi baseado em um questionário europeu sobre intervenção em TDL e na adaptação à prática fonoaudiológica de um questionário brasileiro voltado à PBE. A coleta de dados teve início em agosto de 2021 e consiste na aplicação deste protocolo em formato virtual pela plataforma Google Forms. O público-alvo do estudo compreende fonoaudiólogos que atuam clinicamente na área da linguagem infantil no Brasil. Resultados esperados: Espera-se obter um panorama geral a respeito do conhecimento dos princípios da PBE por fonoaudiólogos brasileiros que atuam com TDL, bem como descrever as principais abordagens utilizadas por estes profissionais. Com tais resultados pretende-se contribuir com propostas que visem o aprimoramento da prática clínica fonoaudiológica na área.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JULIANA PERINA GÂNDARA
Presidente - 2321749 - ANA MANHANI CACERES ASSENCO
Externa à Instituição - DÉBORA MARIA BEFI-LOPES - USP
Notícia cadastrada em: 05/08/2021 12:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao