O PROCESSO DE TRABALHO DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN: DESAFIOS PARA UM CUIDADO INTEGRAL
Atenção básica. Saúde Bucal. Integralidade em saúde. Trabalho em equipe. Educação permanente.
A Saúde Bucal Coletiva trouxe uma nova perspectiva para as práticas odontológicas no serviço público. Entretanto, não tem sido fácil romper com o projeto hegemônico no campo da odontologia que remete as práticas fundamentadas ao paradigma flexneriano, com concepções voltadas exclusivamente para a dimensão biológica do indivíduo e orientada para a doença e sua cura. Qualificar ações que estimulem mudanças nesse cenário significa assumir novas estratégias que favoreçam o redirecionamento do modelo de atenção à saúde bucal na Atenção Básica, de forma que o usuário passe a ocupar o centro das ações de saúde. Para tanto, é preciso que haja uma forte integração e interação entre os diferentes profissionais, bem como a junção de habilidades e conhecimentos distintos, que envolve primordialmente o trabalho em equipe. O desenvolvimento desta competência incide na Educação Permanente em Saúde, entendida como fundamental no processo formativo dos trabalhadores do SUS. O objetivo do estudo foi analisar o processo de trabalho do cirurgião dentista (CD) na Estratégia de Saúde da Família do município de São José de Mipibu-RN. Trata-se de uma pesquisa social de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva desenvolvida na Atenção básica do município compreendendo os profissionais cirurgiões dentistas da Estratégia de Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista individual através de roteiro semi-estruturado e os dados oriundos das entrevistas foram organizados, explorados e analisados com base no método de análise de conteúdo temático apresentado por Bardin e codificados e sistematizados por meio do software ATLAS.ti versão cloud. Elencou-se as seguintes categorias temáticas: Categoria 1: O processo de trabalho do cirurgião-dentista: atividades desenvolvidas, planejamento e organização do trabalho, com as subcategorias: Atividades desenvolvidas; Planejamento e organização do trabalho. Categoria 2: O trabalho em equipe e o cuidado integral: aproximações e distanciamentos com as diretrizes da PNAB. Categoria 3: Avanços e limites para a construção do trabalho em equipe e do cuidado integral. Os resultados apontam para um fazer do CD isolado e centrado em procedimentos clínicos e educativos prioritariamente no consultório, com atividades coletivas e no território secundarizadas, bem como para a fragilidade no planejamento e organização do trabalho, com ações que se distanciam das necessidades da população assistida. O discurso dos profissionais sinalizou um desconhecimento e distanciamento das diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica, o que apontou para insipientes características de um trabalho em equipe e de um cuidado integral. Destacou-se a falta de insumos e equipamentos, a falha na comunicação entre equipes e profissionais de outros níveis de complexidade como os principais desafios para um cuidado integral. Os avanços indicados dizem respeito a ampliação do acesso e de serviços na rede de saúde bucal. Houve o reconhecimento da necessidade de uma estratégia de educação permanente voltada para os profissionais em que os gestores estejam igualmente incluídos. Como produto resultante da pesquisa procedeu-se a elaboração de uma proposta de educação permanente que envolve a construção de um Objeto Virtual de Aprendizagem para fortalecimento do trabalho em equipe de saúde bucal a partir das necessidades identificadas no estudo.