MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL ACESSÍVEL A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palavras-chave: Material Didático Acessível; Acessibilidade; Pessoas com Deficiência Visual; Tecnologias Educacionais; Livro digital acessível.
A presente pesquisa tem como objetivo sistematizar diretrizes para produção de materiais didáticos digitais acessíveis a pessoas com deficiência visual em formato de e-book. O estudo tem como lócus de desenvolvimento a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN), cuja premissa é atender uma crescente demanda de alunos com deficiência visual, que ingressaram em cursos de graduação a distância na instituição nos últimos anos. A perspectiva teórica está pautada nas concepções de Filatro (2016), Rogers et al. (2013) e Portugal (2013). Metodologicamente, a pesquisa está dividida em duas etapas: a primeira consiste em uma pesquisa documental junto a normatizações e diretrizes de acessibilidade no contexto digital, bem como documentos relacionados, com o intuito de identificar práticas a serem adotadas na produção de materiais didáticos digitais. A segunda etapa envolve a validação de um protótipo digital, com práticas recomendadas de acessibilidade levantadas anteriormente, junto a consultores. O resultado da validação culmina em uma publicação digital (e-book), de modo a servir como material de consulta a outros profissionais. Os resultados da pesquisa revelaram, entre outras coisas, a importância de apresentar texto confortável para tela, acessibilizar conteúdos educacionais em mídias como imagens, áudio e vídeo, além de oferecer ao aluno com deficiência visual alternativas dentro do material didático, como suporte para impressão e transcrição de áudio.