Banca de DEFESA: RAFAEL MARQUES GARCIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL MARQUES GARCIA
DATA : 30/10/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório B321 do Instituto Metrópole Digital
TÍTULO:

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL ACESSÍVEL A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Material Didático Acessível; Acessibilidade; Pessoas com Deficiência Visual; Tecnologias Educacionais; Livro digital acessível.


PÁGINAS: 147
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo sistematizar diretrizes para produção de materiais didáticos digitais acessíveis a pessoas com deficiência visual em formato de e-book. O estudo tem como lócus de desenvolvimento a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN), cuja premissa é atender uma crescente demanda de alunos com deficiência visual, que ingressaram em cursos de graduação a distância na instituição nos últimos anos. A perspectiva teórica está pautada nas concepções de Filatro (2016), Rogers et al. (2013) e Portugal (2013). Metodologicamente, a pesquisa está dividida em duas etapas: a primeira consiste em uma pesquisa documental junto a normatizações e diretrizes de acessibilidade no contexto digital, bem como documentos relacionados, com o intuito de identificar práticas a serem adotadas na produção de materiais didáticos digitais. A segunda etapa envolve a validação de um protótipo digital, com práticas recomendadas de acessibilidade levantadas anteriormente, junto a consultores. O resultado da validação culmina em uma publicação digital (e-book), de modo a servir como material de consulta a outros profissionais. Os resultados da pesquisa revelaram, entre outras coisas, a importância de apresentar texto confortável para tela, acessibilizar conteúdos educacionais em mídias como imagens, áudio e vídeo, além de oferecer ao aluno com deficiência visual alternativas dentro do material didático, como suporte para impressão e transcrição de áudio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externa ao Programa - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Externa à Instituição - ELISA TOMOE MORIYA SCHLUNZEN - UNESP
Notícia cadastrada em: 17/10/2019 10:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao