Estilos de Aprendizagem e Natureza do conteúdo dos alunos do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais
Estilos de aprendizagem, Tipologia do conteúdo, estratégias pedagógicas
Os Estilos de Aprendizagem - EA são traços cognitivos de como as pessoas aprendem, compõe o conjunto particular de características que o sujeito usa para se relacionar com o objeto de estudo, influenciando sua maneira de aprender determinado conteúdo, mas, sobretudo não são determinantes e podem ser flexíveis ao longo do tempo e do contexto que vivencia. Torna-se relevante compreender o estilo de aprendizado que o aluno melhor se identifica, assumindo um importante papel no processo de ensino-aprendizagem para ampliar e desenvolver estratégias pedagógicas. Diante disto, a presente pesquisa tem como principal objetivo verificar a relação entre o Estilo de Aprendizagem dos alunos de Pós-Graduação com a forma que o conteúdo é abordado segundo sua tipologia, utilizando o Inventário de Estilo de Aprendizagem proposto por David Kolb, e, partindo do pressuposto de que haja possibilidade de congruência entre a metodologia de ensinar segundo a Natureza do Conteúdo e sua Tipologia à luz de Antoni Zabala, pretende-se através deste estudo, responder ao seguinte questionamento: Qual a relação existente entre: estilo de aprendizagem/tipologia do conteúdo segundo a forma que é trabalhado/ predileção dos alunos do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, recorre-se a pesquisa descritiva-exploratória, de natureza qualitativa, utilizando-se de observação e análise de metodologia de ensino em disciplina obrigatória com a utilização/aplicação de questionários de experiência e avaliação da disciplina segundo a percepção dos alunos. Os resultados serão analisados realizando inter-relações entre os dados do Inventário de Estilos de Aprendizagem, a observação realizada e o questionário de experiência e avaliação da disciplina. Espera-se concluir que, a maneira como um conteúdo é trabalhado, constitui forte relação com o estilo de aprendizagem preferencial do aluno.