Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE JHONANTA FERREIRA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE JHONANTA FERREIRA DA COSTA
DATA : 07/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: IMD - A 306
TÍTULO:

Estilos de Aprendizagem e Natureza do conteúdo dos alunos do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais


PALAVRAS-CHAVES:

Estilos de aprendizagem, Tipologia do conteúdo, estratégias pedagógicas


PÁGINAS: 47
RESUMO:

Os Estilos de Aprendizagem - EA são traços cognitivos de como as pessoas aprendem, compõe o conjunto particular de características que o sujeito usa para se relacionar com o objeto de estudo, influenciando sua maneira de aprender determinado conteúdo, mas, sobretudo não são determinantes e podem ser flexíveis ao longo do tempo e do contexto que vivencia. Torna-se relevante compreender o estilo de aprendizado que o aluno melhor se identifica, assumindo um importante papel no processo de ensino-aprendizagem para ampliar e desenvolver estratégias pedagógicas. Diante disto, a presente pesquisa tem como principal objetivo verificar a relação entre o Estilo de Aprendizagem dos alunos de Pós-Graduação com a forma que o conteúdo é abordado segundo sua tipologia, utilizando o Inventário de Estilo de Aprendizagem proposto por David Kolb, e, partindo do pressuposto de que haja possibilidade de congruência entre a metodologia de ensinar segundo a Natureza do Conteúdo e sua Tipologia à luz de Antoni Zabala, pretende-se através deste estudo, responder ao seguinte questionamento: Qual a relação existente entre: estilo de aprendizagem/tipologia do conteúdo segundo a forma que é trabalhado/ predileção dos alunos do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, recorre-se a pesquisa descritiva-exploratória, de natureza qualitativa, utilizando-se de observação e análise de metodologia de ensino em disciplina obrigatória com a utilização/aplicação de questionários de experiência e avaliação da disciplina segundo a percepção dos alunos. Os resultados serão analisados realizando inter-relações entre os dados do Inventário de Estilos de Aprendizagem, a observação realizada e o questionário de experiência e avaliação da disciplina. Espera-se concluir que, a maneira como um conteúdo é trabalhado, constitui forte relação com o estilo de aprendizagem preferencial do aluno.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Interna - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Externa ao Programa - 1790060 - ALINE DE PINHO DIAS
Notícia cadastrada em: 28/01/2020 22:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao