Curadoria Pedagógica e melhoria de Jogos Digitais Educacionais em um Sistema Colaborativo de Desenvolvimento: O Colabeduc.
ODAs; Jogos Digitais Educacionais; Curadoria Pedagógica
O uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) tem se tornado cada vez mais comum no ambiente educacional, oferecendo diversas ferramentas que podem ser incorporadas às aulas. No entanto, a vasta diversidade de ODAs disponíveis pode causar dúvidas na escolha e planejamento docente. Entre esses recursos, os jogos digitais educacionais ganham destaque por possibilitarem a personalização do ensino de conceitos específicos em diferentes disciplinas. A eficácia desses jogos, contudo, não depende apenas de sua qualidade técnica, mas também da sua qualidade pedagógica. Este estudo tem como objetivo principal realizar uma curadoria pedagógica dos jogos digitais educacionais disponíveis no ColabEduc, um sistema colaborativo de desenvolvimento de jogos. Focando em jogos voltados para os Anos Iniciais de Língua Portuguesa e Matemática, o estudo considera os desafios cognitivos inerentes a essas áreas e a progressão de habilidades ao longo da educação básica. A metodologia adotada é qualitativa, aplicada e exploratória, incluindo uma Revisão Sistemática da Literatura. Os jogos selecionados passarão por um processo de aprimoramento pedagógico, com base em critérios estabelecidos na literatura e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, os jogos serão testados por pedagogos dos Anos Iniciais, que os incorporarão em suas práticas pedagógicas regulares. Os professores fornecerão feedbacks sobre a eficácia dos jogos e sugestões para melhorias futuras. Espera-se que este estudo contribua para uma compreensão mais profunda da qualidade pedagógica dos jogos digitais disponíveis no ColabEduc, fornecendo insights valiosos para melhorar sua eficácia como ferramentas de ensino. Além disso, o projeto visa apoiar o desenvolvimento contínuo da plataforma ColabEduc e fomentar futuras pesquisas e iniciativas no campo dos jogos educacionais centrados no aluno e nas necessidades curriculares. Como produto final, será desenvolvido um manual didático-pedagógico para a avaliação dos jogos educacionais.