Banca de DEFESA: IANY RENATA ARRAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IANY RENATA ARRAIS
DATA : 08/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala B206 - IMD
TÍTULO:

TRILHAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM BILÍNGUE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS POR ALUNOS SURDOS


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias Educacionais. Trilhas de aprendizagem. Matemática. Estruturas aditivas. Estudantes surdos.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

A educação brasileira enfrenta o desafio da inclusão público-alvo da Educação Especial, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), nas escolas. Constantemente, busca-se um modelo educacional capaz de oferecer o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem dos alunos, independente das suas especificidades, a fim construir uma sociedade justa e igualitária. Conforme o Censo Escolar 2021, há 21.841 surdos e 38.990 Pessoas com Deficiência Auditiva, totalizando 60.831 matriculados no Brasil, expressando necessidade de adaptações na escola, reconhecendo-os como sujeitos visuais, pois é, principalmente, a partir dos sentidos visuais que o surdo podem vir a compreender o meio. Entretanto, devido às especificidades inerentes à perspectiva sócio-antropológica da condição de ser surdo, é comum que alguns educadores enfrentam dificuldades ao lecionar para esse público, especialmente, no ensino da matemática. os métodos predominantes para este ensino em sala de aula incluem exposições orais, memorização e repetição de algoritmos, o que, limita o acesso aos conteúdos apresentados e não atende às necessidades específicas dos alunos surdos. Soma-se a esse fato, a carência de materiais didáticos direcionados para esse público, e a falta de adaptações de materiais já existentes. Assim, o objeto desta pesquisa são as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) para auxiliar nas habilidades do Campo Conceitual das Estruturas Aditivas para alunos do segundo ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através de Trilhas Digitais de Aprendizagem Matemática Bilíngue. a presente pesquisa objetiva, desenvolver Trilhas Digitais de Aprendizagem matemática, acessíveis, para a apropriação das Estruturas Aditivas por estudantes surdos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, de paradigma interpretativo e abordagem qualitativa, seguirá o modelo de pesquisa-intervenção, inserida em uma abordagem de pesquisa participativa. O desenvolvimento das Trilhas Digitais de Aprendizagem Bilíngue estará ancorado na metodologia do Design Instrucional. O lócus da pesquisa será o Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS, localizado na cidade de Natal (RN) e os participantes serão professores surdos ou ouvintes proficientes em Libras que ensinam matemática e possuam estudantes surdos. O produto técnico oriundo da pesquisa será um material didático: as Trilhas Digitais de Aprendizagem Matemática Bilíngue. A investigação pretende contribuir com diferentes estratégias e/ou recursos para se ensinar matemática levando em consideração as necessidades educacionais dos surdos. Além disso, há o desafio de ressignificar algumas práticas docentes, auxiliando professores que carecem de materiais para lecionar aos alunos surdos, contribuirá com o campo científico, dirimindo uma importante lacuna teórica e impactando significativamente a prática docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externa ao Programa - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ - UFRNExterno à Instituição - ALINE DE MENEZES BREGONCI - UFES
Notícia cadastrada em: 15/07/2024 11:44
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