ENSINO DA COMPUTAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE
Ensino da computação. Educação Básica. Aprendizagem baseada em jogos. Pensamento Computacional.
A presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação tem expandido as possibilidades do processo de ensino e aprendizagem. Ao longo do tempo, diversas instituições têm emitido diretrizes para a integração das TIC nas salas de aula. No Brasil, essa questão vem sendo debatida desde antes da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, mais recentemente, na Resolução CNE/CEB 01/2022, que inclui a necessidade de formação contínua de professores para o ensino da Computação na Educação Básica. Nesse contexto, é crucial selecionar abordagens técnicas e pedagógicas que apoiem os professores nessa empreitada. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto da formação contínua de professores para atuar no ensino de computação nas séries iniciais do ensino fundamental, com base nas normativas em vigor. A pesquisa é classificada como exploratória e aplicada, e os dados foram analisados utilizando métodos qualitativos. Com o intuito de alcançar o objetivo geral estabelecido, foi realizada uma intervenção pedagógica na forma de um curso destinado a professores de uma escola privada em Natal/RN. A formação abordou aspectos legais, a relação entre educação, tecnologia e sociedade, o ensino da computação e seus três eixos norteadores, com ênfase no pensamento computacional. A abordagem de ensino utilizada foi baseada em jogos, onde os participantes desenvolveram um jogo "desplugado" com o objetivo de identificar os princípios do pensamento computacional em sua prática e relacioná-los à rotina escolar, estabelecendo conexões com outras disciplinas do ensino fundamental - anos Iniciais. Os dados foram coletados por meio de um questionário semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas, discussões em grupo e observações dos encontros registrados em um diário. O curso de formação, juntamente com seus materiais, constitui o produto técnico e tecnológico deste estudo, que, após demonstrar sua eficácia, poderá ser disponibilizado para professores já formados ou em formação. Esta pesquisa contribui significativamente para o desenvolvimento da formação de professores no ensino de computação, particularmente no que diz respeito ao eixo pensamento computacional, na educação básica.