Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA JERLANE FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÉSSICA JERLANE FERREIRA DA SILVA
DATA : 19/02/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Instituto Metrópole Digital - Defesa On line
TÍTULO:

 

STORYTELLING E MICROLEARNING NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA:UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL



PALAVRAS-CHAVES:

 

Palavras-chave: storytelling, microlearning, leitura, escrita, inovação.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Um dos grandes desafios da educação é conseguir motivar a leitura e desenvolver a escrita nos alunos. Desse modo, pesquisas apontam uma diminuição substancial no número de leitores, principalmente em crianças e adolescentes. Nesse sentido, faz-se necessário desenvolver metodologias inovadoras que possam ajudar a melhorar os índices de leitura e escrita. Dessa maneira, o objetivo geral deste estudo consiste em  desenvolver uma proposta inovadora de melhoria das práticas de leitura e escrita no ensino fundamental, utilizando storytelling e microlearning, visando o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes.  O método deste estudo envolve uma oficina de estudos intitulada “O uso de storytelling e microlearning para desenvolver as habilidades de leitura e escrita”, a oficina ocorrerá semanalmente, durante dois meses. Nela, os participantes da pesquisa aprenderão a utilizar essas metodologias em suas práticas de estudos, farão atividades diversas com o uso delas e responderão a questionários. Os encontros da oficina serão documentados por meio de vídeos e imagens, após a conclusão, os dados coletados, produções dos alunos e questionários, serão analisados. As produções serão avaliadas de acordo com critérios como: organização, cumprimento da proposta, adequação, contextualização do tema, criatividade, originalidade, clareza, esses critérios serão avaliados com: insatisfatório, satisfatório, bom e ótimo. Serão descritos os dados estatísticos dos questionários com questões objetivas e realizada uma análise dos dados dos questionários com questões discursivas. Além disso, será realizada, por meio da documentação em vídeo e anotações, a análise do comportamento dos alunos, considerando a produção das atividades, participação nas discussões e integração em grupos - por meio de uma proposta de Net Promote Score (NPS). Como resultados esperados, serão comparadas as métricas das atividades propostas, destacando seus principais resultados e avaliando os impactos da utilização das referidas metodologias ativas em rotina de leitura e escrita de adolescentes. Os produtos gerados por esse trabalho serão um Vlog, com uma playlist de vídeos explicando como usar essa metodologia em sala de aula e quais resultados ela apresentou, com o passo a passo de como desenvolver o método na escola. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Interno - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Externa ao Programa - 3351562 - CELIA MARIA DE MEDEIROS - UFRN
Notícia cadastrada em: 29/01/2024 11:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao