STORYTELLING E MICROLEARNING NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA:UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave: storytelling, microlearning, leitura, escrita, inovação.
Um dos grandes desafios da educação é conseguir motivar a leitura e desenvolver a escrita nos alunos. Desse modo, pesquisas apontam uma diminuição substancial no número de leitores, principalmente em crianças e adolescentes. Nesse sentido, faz-se necessário desenvolver metodologias inovadoras que possam ajudar a melhorar os índices de leitura e escrita. Dessa maneira, o objetivo geral deste estudo consiste em desenvolver uma proposta inovadora de melhoria das práticas de leitura e escrita no ensino fundamental, utilizando storytelling e microlearning, visando o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes. O método deste estudo envolve uma oficina de estudos intitulada “O uso de storytelling e microlearning para desenvolver as habilidades de leitura e escrita”, a oficina ocorrerá semanalmente, durante dois meses. Nela, os participantes da pesquisa aprenderão a utilizar essas metodologias em suas práticas de estudos, farão atividades diversas com o uso delas e responderão a questionários. Os encontros da oficina serão documentados por meio de vídeos e imagens, após a conclusão, os dados coletados, produções dos alunos e questionários, serão analisados. As produções serão avaliadas de acordo com critérios como: organização, cumprimento da proposta, adequação, contextualização do tema, criatividade, originalidade, clareza, esses critérios serão avaliados com: insatisfatório, satisfatório, bom e ótimo. Serão descritos os dados estatísticos dos questionários com questões objetivas e realizada uma análise dos dados dos questionários com questões discursivas. Além disso, será realizada, por meio da documentação em vídeo e anotações, a análise do comportamento dos alunos, considerando a produção das atividades, participação nas discussões e integração em grupos - por meio de uma proposta de Net Promote Score (NPS). Como resultados esperados, serão comparadas as métricas das atividades propostas, destacando seus principais resultados e avaliando os impactos da utilização das referidas metodologias ativas em rotina de leitura e escrita de adolescentes. Os produtos gerados por esse trabalho serão um Vlog, com uma playlist de vídeos explicando como usar essa metodologia em sala de aula e quais resultados ela apresentou, com o passo a passo de como desenvolver o método na escola.