Banca de QUALIFICAÇÃO: BIANCA JOSEFA RIBEIRO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BIANCA JOSEFA RIBEIRO DE OLIVEIRA
DATA : 01/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: A305 - IMD/CIVT
TÍTULO:

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER AS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO E COLABORAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação a Distância. Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino Superior. Administração. Comunicação. Colaboração.



PÁGINAS: 100
RESUMO:

A Educação a Distância (EaD) ainda é marcada pela utilização de métodos tradicionais de ensino, ambiente virtual de aprendizagem com instrução programada que não atendem os 4C’s da educação que compreendem as quatro competências essenciais do século XXI (critical thinking; collaboration; communication e creativity). A prevalência de atividades representadas por leitura de textos, fóruns de dúvida, atividades individuais e questionários que priorizam apenas a verificação do conteúdo, refletem em atividades massivas, repetitivas, não promovem aprendizado prático, reflexivo e contextualizado com a realidade de atuação profissional. A manutenção dessas práticas faz refletir acerca do desenvolvimento de habilidades necessárias para os futuros administradores. Nessa perspectiva, a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) pode possibilitar uma imersão ao contexto de atuação de um administrador, por meio da resolução de problemas inerentes ao ambiente organizacional. Partindo disso, esta pesquisa pretende contribuir com a problemática, apontando para o uso da ABP como uma alternativa eficiente na maximização do aprendizado dos discentes. Assim, a pesquisa pretende investigar de que forma a ABP pode contribuir na formação inicial dos estudantes de graduação do curso de administração EaD, no que se refere ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à comunicação e colaboração. O objetivo geral da pesquisa visa analisar as contribuições e os desafios da Aprendizagem Baseada em Problemas no desenvolvimento de habilidades relacionadas à comunicação e colaboração dos estudantes de administração na EaD. Para perseguir esse objetivo geral são traçados os seguintes objetivos específicos: a) Planejar a condução de uma disciplina do curso de  administração EaD que podem ser potencializados com a ABP no ambiente virtual; b) Mediar a realização de uma disciplina do curso de administração Ead no ambiente virtual; c) Analisar as participações e entregas dos alunos de uma disciplina do curso de administração EaD no ambiente virtual. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos de pesquisa exploratória e descritiva, com nuances de pesquisa-ação. A coleta de dados inclui a observação direta dos fóruns e das atividades propostas, questionários e entrevistas on-line com os grupos focais. O tratamento dos dados será realizado com a técnica de análise de conteúdo. A proposta será desenvolvida em um ambiente virtual de aprendizagem com alunos de graduação de Administração Pública EaD da UFRN. As sequências didáticas elaboradas, com todas as ações implementadas por meio da ABP, serão expostas em um guia didático. Espera-se que a pesquisa possa agregar positivamente na aprendizagem dos alunos de administração EaD, fortalecendo suas habilidades de resolução de problemas, comunicação e colaboração necessárias ao exercício da profissão, bem como possibilite inovação nas práticas de ensino pelo docente, a partir da aplicação da metodologia ABP. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externa ao Programa - 2885481 - IRIS LINHARES PIMENTA GURGEL - UFRN
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 11:09
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