Banca de DEFESA: JOSELIA PRAXEDES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSELIA PRAXEDES DA SILVA
DATA : 22/08/2023
HORA: 10:00
LOCAL: AUDITÓRIO B206 - IMD
TÍTULO:

A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA ERA DIGITAL: PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Documentação Pedagógica; Registro; Tecnologias digitais; Educação Infantil; Pesquisa-formação.


PÁGINAS: 213
RESUMO:

O desejo de dar voz à aprendizagem das crianças e dos adultos e o anseio por mudanças nas práticas de registro e documentação pedagógica, a partir do uso das tecnologias digitais, foram aspectos motivacionais que impulsionaram o desenvolvimento desta pesquisa. Com isso, o presente estudo, desenvolvido no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais do Instituto Metrópole Digital, teve como objetivo central analisar as contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de construção da documentação pedagógica, enquanto instrumento formativo da prática docente na Educação Infantil. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, pautada pelos princípios da abordagem qualitativa, subsidiada pela pesquisa-formação com nuances da pesquisa-ação. Com afinco de cumprir sua finalidade, a pesquisa apresenta as aprendizagens constituídas com as docentes que, assumiram o compromisso de experimentar novas práticas de registro e documentação através de uma proposta de formação continuada em contexto. O curso teve a duração de 40h e foi certificado como projeto de extensão. A pesquisa foi desenvolvida em um Centro Infantil, localizado no município de Parnamirim/RN, na qual a pesquisadora exerce, atualmente, a função de diretora pedagógica. O estudo tem como principais referenciais: Alarcão (2011), Fochi (2018; 2019), Kramer (2002; 2006), Kenski (2012; 2013), Malaguzzi (2016), Nóvoa (2009; 2019), Oliveira-Formosinho (2002; 2016), Ostetto (2011; 2017), Proença (2018; 2022) e Rinaldi (2014; 2016; 2021). Para construção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário, entrevistas coletivas, documento, diário de campo da pesquisadora e o diário de bordo das participantes. A análise e discussão dos dados tiveram  nuances da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontaram que: a) os desafios enfrentados na suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19 possibilitaram novas práticas de registro com o uso das tecnologias digitais; b) as mudanças nas práticas de registro, em virtude do uso das tecnologias, possibilitaram uma nova forma de olhar as crianças, o modo de se relacionar com elas e suas respectivas famílias; c) as professoras demonstraram uma carência de formação voltada para o uso das tecnologias na Educação Infantil; d) o fator tempo é um empecilho a profissionalidade docente; e) entre as ferramentas digitais que utilizam na prática destacaram o uso do celular, principalmente para o registro de fotos e vídeos e o uso de aplicativos para editá-los; f) as fotos e vídeos geralmente são compartilhados com as famílias das crianças no grupo de WhatsApp da turma ou nas redes sociais da instituição, na maioria das vezes como um meio de comprovação aos pais da participação da criança nas atividades propostas; g) a pesquisa-formação trouxe contribuições iniciais para que as professoras construíssem conhecimentos e refletissem sobre as práticas de registro e documentação pedagógica na Educação Infantil e h) as tecnologias digitais ajudam na produção de registros e documentações, dando mais visibilidade ao processo de aprendizagem das crianças e dos adultos, tornando o processo de comunicação mais rico, atrativo e facilitando seu compartilhamento, seja com as famílias, com os colegas professores ou deixando armazenado para que seja possível acessar sempre que necessário. Dessa forma, pode-se inferir que a documentação pedagógica é uma estratégia que viabiliza a formação docente em serviço, visto que exige do professor uma postura investigativa, de modo que as tecnologias podem ser grandes aliadas nesse processo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Interno - 1802327 - SANDRO DA SILVA CORDEIRO
Externa ao Programa - 1672888 - MARIANGELA MOMO - UFRNExterna à Instituição - FERNANDA DE LOURDES ALMEIDA LEAL - UFCG
Notícia cadastrada em: 07/08/2023 20:50
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