Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA EDUARDA LINS DE LIMA
DATA : 28/02/2023
HORA: 15:00
LOCAL: On-line (https://meet.google.com/fpb-wvcf-gee)
TÍTULO:
TEXTOS MULTIMODAIS NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LEITURA DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES:
Avaliação de leitura; Textos multimodais; Multiletramentos; Formação de professores.
PÁGINAS: 137
RESUMO:
Diante do exponencial avanço tecnológico, têm se observado mudanças comportamentais nas gerações mais recentes em relação ao uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, sobretudo, com o advento das tecnologias digitais, de modo que é necessário que a sociedade compreenda as mudanças na sua estrutura, para que possa adequar-se à necessidade dos indivíduos e consiga, além disso, progredir frente à ascensão da cultura digital. Dessa forma, dentro do âmbito educacional, é possível compreender que é primordial a incorporação da cultura digital nos processos educacionais, particularmente, nas atividades avaliativas que possuem o intuito de diagnosticar o nível de leitura dos alunos. Diante disso, o trabalho teve como objetivo principal analisar a utilização de textos multimodais no processo de avaliação diagnóstica de leitura. A partir da dimensão deste estudo, erguemos as temáticas que fundamentam este trabalho, nas quais são: leitura (SOARES, 2002; SOARES, 2019; SANTAELLA, 2004, SANTAELLA, 2013) atrelada ao conceito de multiletramentos (ROJO, 2012), entendendo que se complementam. Além disso, buscamos verificar acerca do conceito de avaliação (ESTEBAN, 2010; FERNANDES 2010; FREIRE, 1989), além do conceito de textos multimodais (ROJO, 2017). Referente à abordagem da pesquisa, destacamos que foram aplicados dois tipos, qualitativo (MINAYO, 2012), visto que implica em uma vivência com sujeitos ativos no processo. Para além do cunho qualitativo, compreendemos que a referida investigação teve cunho relacional (SOUZA, 2021). No que se refere ao tipo da pesquisa, tivemos dois tipos: pesquisa colaborativa, referente aos procedimentos técnicos e pesquisa explicativa, quanto aos objetivos, visto que visamos explicar como textos multimodais podem aprimorar o processo de avaliação diagnóstica de leitura. Concluiu-se que o tipo de texto influencia no processo avaliativo, bem como torna-o mais fluído e prazeroso. Além disso, pode-se constatar que textos multimodais estão imersos dentro dessa cultura escolar e que a ressignificação do processo de avaliação deve ser contínua. Além disso, foi possível ressignificar o formato de avaliação, de modo a ter o processo aprimorado, aproveitando integralmente o contato com o aluno. Por fim, foi construída uma nova rubrica avaliativa a fim de aferir, de maneira mais completa, o nível de leitura e compreensão dos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Interna - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Externo à Instituição - MESSIAS HOLANDA DIEB - UFC