A ÚLTIMA CANÇÃO DE BIRKENAU (RPG): DESENVOLVIMENTO DE UM ROLE-PLAYING GAME SOBRE O GENOCÍDIO CIGANO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
RPG educacional; Porrajmos; Base Nacional Comum Curricular; Ensino de História.
O porrajmos - como os ciganos do grupo rom nomeiam genocídio cigano promovido pelos nazistas no século XX - foi a consequência de um longo processo de anticiganismo na Europa, e apesar de ser um evento muito significativo na história dos povos ciganos, é, ainda hoje, um conteúdo de aprendizagem pouco ensinado no Ensino Básico, tendo em vista a ausência de políticas publicas afirmativas e materiais didáticos para isto. Diante desta situação-problema, esta pesquisa teve como tema central o desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica para o ensino do porrajmos. Delimitamos a pesquisa ao desenvolvimento do jogo de Role Playing Game - RPG - intitulado "A última canção de Birkenau", que visa contribuir com o domínio de uma habilidade do componente curricular História, descrito na Base Nacional Comum Curricular, para o 9º ano do Ensino Fundamental, que dialoga diretamente com a temática. O fluxo metodológico desta pesquisa foi elaborado tomando como referência o paradigma projetivo e epistemológico do Design, por meio da abordagem Design Science Research, em forma de pesquisa aplicada, e teve como resultado a produção de 1) um livro-jogo do jogador; 2) um livro-jogo do professor; 3) seis cartas de personagens; e 4) um site do jogo. Ao desenvolver um jogo educacional que aborda as histórias e culturas ciganas, e que se relaciona diretamente com uma habilidade descrita na BNCC, além de promover uma maior visibilidade aos ciganos, busca-se possibilitar a demais professores o acesso à um objeto de aprendizagem com potencial lúdico, transformador, colaborativo, interativo e (cri)ativo.