PENSAMENTO COMPUTACIONAL: Uma proposta para os anos iniciais do Ensino Fundamental com base no cotidiano dos alunos
Pensamento Computacional. anos iniciais do Ensino Fundamental. Computação Desplugada. Conhecimentos Prévios. interesses do aluno. realidade local.
O crescimento exponencial e a adoção de soluções tecnológicas vêm impulsionando constantes transformações nos setores social, cultural, econômico e político. Diante dessa realidade, a criatividade e a capacidade de pensar tendem a ser cada vez mais valorizadas. Muitos vêm apontando a adoção das metodologias ativas de ensino e aprendizagem para estimular a formação dessas habilidades. Nesse sentido, especialistas têm enfatizado a integração do pensamento computacional desde os primeiros níveis da Educação Básica para colaborar com o desenvolvimento do pensamento crítico e a habilidade de resolução de problemas. Quando se fala no ensino do pensamento computacional, é comum que se pense no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação. No entanto, a realidade da maioria das escolas públicas no Brasil, que ainda é de infraestrutura precária e escassez tecnológica, evidencia que se apoiar somente nessas ferramentas se mostra uma solução inviável. Outro problema é o déficit na formação de professores que também ainda é uma barreira a ser vencida. Diante desse panorama, a computação desplugada se apresenta como uma alternativa mais acessível. Porém, a revisão de literatura realizada para esta pesquisa mostrou que a maior parte dos estudos que investigou a integração do pensamento computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se limitou a replicar práticas e experiências desenvolvidas e pensadas para contextos e realidades bem diferentes das que são vivenciadas pelo aluno da escola pública. Diante dessa problemática, esta pesquisa pretende contribuir com o ensino e aprendizagem do pensamento computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, foi elaborado um material didático embasado em teorias que priorizam os conhecimentos prévios, a realidade local, os interesses e preferências dos alunos. O material é composto por orientações e um conjunto de atividades desplugadas. Além disso, foram realizadas duas formações com os professores do município de Parnamirim-RN. Para validar a proposta, durante a última formação os professores foram orientados e puderam utilizar o material didático no planejamento das atividades práticas. De acordo com os resultados, pode-se dizer que as atividades realizadas com base nos procedimentos metodológicos e no material didático proposto contribuíram significativamente para o ensino e aprendizagem do pensamento computacional dos alunos e professores participantes do curso.