Banca de DEFESA: ODAIR SOARES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ODAIR SOARES DE SOUZA
DATA : 31/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: IMD
TÍTULO:

PENSAMENTO COMPUTACIONAL: Uma proposta para os anos iniciais do Ensino Fundamental com base no cotidiano dos alunos


PALAVRAS-CHAVES:

Pensamento Computacional. anos iniciais do Ensino Fundamental. Computação Desplugada. Conhecimentos Prévios. interesses do aluno. realidade local.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

O crescimento exponencial e a adoção de soluções tecnológicas vêm impulsionando constantes transformações nos setores social, cultural, econômico e político. Diante dessa realidade, a criatividade e a capacidade de pensar tendem a ser cada vez mais valorizadas. Muitos vêm apontando a adoção das metodologias ativas de ensino e aprendizagem para estimular a formação dessas habilidades. Nesse sentido, especialistas têm enfatizado a integração do pensamento computacional desde os primeiros níveis da Educação Básica para colaborar com o desenvolvimento do pensamento crítico e a habilidade de resolução de problemas. Quando se fala no ensino do pensamento computacional, é comum que se pense no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação. No entanto, a realidade da maioria das escolas públicas no Brasil, que ainda é de infraestrutura precária e escassez tecnológica, evidencia que se apoiar somente nessas ferramentas se mostra uma solução inviável. Outro problema é o déficit na formação de professores que também ainda é uma barreira a ser vencida. Diante desse panorama, a computação desplugada se apresenta como uma alternativa mais acessível. Porém, a revisão de literatura realizada para esta pesquisa mostrou que a maior parte dos estudos que investigou a integração do pensamento computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se limitou a replicar práticas e experiências desenvolvidas e pensadas para contextos e realidades bem diferentes das que são vivenciadas pelo aluno da escola pública. Diante dessa problemática, esta pesquisa pretende contribuir com o ensino e aprendizagem do pensamento computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, foi elaborado um material didático embasado em teorias que priorizam os conhecimentos prévios, a realidade local, os interesses e preferências dos alunos. O material é composto por orientações e um conjunto de atividades desplugadas. Além disso, foram realizadas duas formações com os professores do município de Parnamirim-RN. Para validar a proposta, durante a última formação os professores foram orientados e puderam utilizar o material didático no planejamento das atividades práticas. De acordo com os resultados, pode-se dizer que as atividades realizadas com base nos procedimentos metodológicos e no material didático proposto contribuíram significativamente para o ensino e aprendizagem do pensamento computacional dos alunos e professores participantes do curso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Interno - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Externo ao Programa - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA - UFRNExterno à Instituição - WINDSON VIANA DE CARVALHO - UFC
Notícia cadastrada em: 07/10/2022 16:56
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