O USO DA FERRAMENTA COLABORATIVA CANVA NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS GÊNEROS TEXTUAIS: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE
Formação docente. Produção escrita de gêneros textuais. Tecnologias digitais. Canva.
A instituição social acreditada como o lugar por excelência para oportunizar as práticas com a escrita é a escola. Nesse sentido, é fundamental que os educadores estejam imbuídos dos saberes necessários à atuação na prática educativa e acompanhem as mudanças na sociedade para inovar e propiciar um ambiente oportuno à aprendizagem significativa e envolvente. Face ao exposto, surge o interesse de investigar novas estratégias na docência para engajar e motivar os educandos no ato da escrita, dando vida a questão de pesquisa: como promover a formação docente para o uso da ferramenta colaborativa Canva para a produção escrita dos gêneros textuais no quinto ano do Ensino Fundamental?. Nesse intento, objetivamos construir uma proposta de formação para o uso da ferramenta colaborativa Canva que auxilie a prática docente da produção escrita de gêneros textuais para o quinto ano do Ensino Fundamental. Para tal, optamos pela abordagem de pesquisa qualitativa, por entendermos que essa modalidade é pertinente para o contexto de formação docente no âmbito escolar, definindo o uso da pesquisa-ação, concebida para resolver um problema coletivo no qual pesquisadores e participantes estão envolvidos. No percurso da pesquisa, desenvolveremos grupos de trabalho, um curso formativo sobre a ferramenta Canva e sequências didáticas com propostas de práticas de escrita por meio da referida ferramenta, as quais constituirão um e-book como produto final. Almejamos que os resultados da pesquisa contribuam para o processo de reflexão do corpo docente para as possibilidades de uso das ferramentas digitais como recurso pedagógico na sala de aula, oportunizando a materialização dos novos conhecimentos acerca da produção escrita de gêneros textuais.