UM MODELO PREDITIVO DE CLASSIFICAÇÃO NO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS FORMATIVAS PARA A ENFERMAGEM
Educação Permanente; Modelo Preditivo; Neonatal; Enfermagem
A produção de mudanças no processo de trabalho das equipes, nas práticas de gestão, de atenção e de controle social na área de saúde tem sido almejada pelos atores deste processo através da formação permanente em consonância com as demandas do próprio serviço. A Educação Permanente (EP) na área de saúde possui parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora, propondo estratégias que possibilitam a construção coletiva, além de nortear caminhos para uma relação dialógica. Uma formação inadequada ou deficitária pode acarretar em sérias complicações para os pacientes. Em especial, na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) o risco é evidenciado em bebês que mal iniciaram suas vidas. A UTIN apresenta uma dinâmica própria e intensa em relação às atividades desempenhadas pelas equipes de enfermagem, o que dificulta a EP na compreensão do todo e na atuação de maneira preventiva a possíveis sequelas. Seguindo a linha de desenvolvimento de tecnologias educacionais, este trabalho tem como objetivo principal auxiliar a educação permanente hospitalar no levantamento de demandas formativas para a enfermagem da UTIN através do desenvolvimento de um modelo preditivo de classificação. Para isso serão analisados dados dos prontuários de alta e óbito de janeiro até dezembro de 2021 de um hospital público situado na grande Natal/RN, no sistema incorporado no setor da UTIN, o Research Electronic Data Capture (REDCap). A pesquisa possui uma abordagem quanti-quali e para o processo de desenvolvimento do modelo a ser adotado será utilizado o método PDCA (Plan, Do, Check e Action) que visa a entrega de melhoria contínua nos processos. Como resultado final desta pesquisa, será entregue um modelo e um sistema web para visualização da classificação das possibilidades formativas para a enfermagem da UTIN, baseado no hospital pesquisado. Pretende-se desta forma oportunizar espaço para discussão sobre essa temática, promovendo melhoria na assistência na saúde por meio de ações educativas com base em dados hospitalares. Espera-se adicionalmente auxiliar na diminuição de possibilidades de sequelas ocasionadas durante o período de internação que impacta na saúde pública e nos custos hospitalares, contribuindo com a protagonização do serviço de educação permanente por meio da promoção de ações educacionais que estejam alinhadas com as reais necessidades do serviço.