UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS INTERATIVAS NA EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave: Tecnologias Educacionais; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Recursos audiovisuais; Interatividade.
Os recursos tecnológicos têm sido cada vez mais utilizados na educação a distância devido aos avanços das novas ferramentas e a propagação da banda larga no tocante a abrangência nacional do Brasil. Seu potencial de interatividade e de acesso as interações entre humano-humano e humano-máquina promete de uma vez por todas facilitar o processo de ensino mediado por tecnologias. Com a popularização dos Ambiente Virtuais de Aprendizagem (AVA’s), o uso desses sistemas passou a ser uma ferramenta necessária para a intermediação do processo e para otimização das informações/dados que ali transitam diariamente. Dentre os Ambientes disponíveis no mercado, destacamos o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), por ser um sistema livre e de código aberto, que permite a incorporação de novas ferramentas. Além de contar com um número elevado de colaboradores em sua comunidade. Entretanto, percebe-se que o Moodle, na sua atual conjuntura ainda sofre com a ausência de ferramentas nativas que propicie um aprendizado com um grau maior de interatividade e que contemple um poder maior de retroalimentação imediata por parte dos usuários. Desta maneira, este trabalho compreende a implementação de dois plug-ins externos: “h5p” e o “recordRTC” a fim de galgar níveis elevados de engajamento e motivação dos usuários através da alta interatividade. A experimentação e validação aconteceu por meio da criação de um curso autoinstrucional, ofertado para professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.