O uso dos vídeos como um recurso orientador de estratégias de ensino inclusivas para professores de alunos com deficiência visual
Deficiência Visual; TDIC; Vídeos educacionais.
Diante do considerável número de estudantes com deficiência visual (DV) matriculados na rede regular de ensino estadual do Rio Grande do Norte/RN, se faz pertinente compreender, dentre outras coisas, como tem sido o acesso desses alunos ao conteúdo curricular. Para além disso, é necessário propor e aplicar estratégias de ensino inovadoras na busca da melhoria de um processo inclusivo. Assim, a questão central dessa pesquisa é: como orientar professores de alunos com deficiência visual para que utilizem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas estratégias de ensino? Um caminho latente que pode contribuir para a inclusão de estudantes com DV é orientar os professores quanto às possibilidades de uso das TDIC como facilitadoras do processo de ensino, para que vejam, na prática, os aspectos que são necessários serem considerados desde o planejamento de atividades até a execução das mesmas com o uso dessas ferramentas. Uma alternativa para que o professor conheça essas possibilidades é propiciar a ele oportunidades formativas, podendo essas utilizarem vídeos curtos, entre outras ferramentas, como um recurso complementar a sua formação. Diante do exposto, o objetivo geral da pesquisa buscou analisar a utilização de vídeos curtos como um recurso orientador para professores de alunos com deficiência visual, sobre o uso de TDIC nas estratégias de ensino inclusivas. Esta pesquisa de base qualitativa apresenta características de uma pesquisa-ação pois, busca envolver de modo ativo e participativo os protagonistas do processo do ensino (professores de alunos com DV de uma escola estadual do RN) e a pesquisadora por meio do desenvolvimento de práticas pedagógicas formativas. A pesquisa teve como sujeitos 15 (quinze) professores e 1 um aluno com DV. Foram utilizados como instrumentos de construção de dados, dois questionários aplicados a professores, uma entrevista com aluno com DV, além dos registros realizados ao longo de um momento formativo presencial e um formulário de avaliação dos vídeos respondidos pelos professores da escola. Foram produzidos quatro vídeos curtos utilizados de forma complementar a um encontro formativo presencial e disponibilizados publicamente no YouTube. A avaliação mostrou que o processo formativo e os vídeos contribuíram para o entendimento dos professores sobre o uso das TDIC nas estratégias de ensino inclusivas direcionadas aos estudantes com DV. Evidenciou-se que é possível fomentar o uso de recursos existentes para alunos com DV, bem como ações formativas oriundas das necessidades das práticas de professores da Educação Básica