EDUCAÇÃO PARA AS MÍDIAS: KIT TUTORIAL PARA USO DE ILHA MIDIÁTICA NO ESPAÇO ESCOLAR
Formação Docente. Mídia-Educação. Comunicação Dialógica.
Essa pesquisa desenvolveu um estudo sobre as linguagens midiáticas e aplicações na prática educativa, visando favorecer uma educação para as mídias. Delimitou-se como objetivo principal a formação de professores para o uso crítico, dialógico e instrumental de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como auxílio ao ensino e aprendizagem. Nesta formação propomos como metodologia a pesquisa-ação para a produção e testagem de um kit tutorial na perspectiva da mídia-educação, visando à formação de professores para a reflexão sobre suas relações com as mídias e uma apropriação crítica e criativa da ilha multimídia existente na escola. Abordamos sobre a necessidade de compreendermos e aprendermos a transitar pelos ecossistemas comunicativos, sendo indispensável à alfabetização tecnológica de professores, letramento digital e midiático, objetivando comunicação dialógica e, por conseguinte, o uso dos recursos multimídia no espaço escolar. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Norte, tendo como ponto de partida a realização de um diagnótico acerca do uso das TDICs por professores em suas aulas. Além disso, realizou-se um grupo focal, e os resultados obtidos serviram de referência para a segunda etapa da pesquisa referente à produção de vídeos de formação com objetivo do uso crítico da ilha midiática da escola. Durante o processo de pesquisa os professores desenvolveram produções multimídia com seus alunos, as quais [foram incorporadas ao "Kit Tutorial para Uso de Ilha Midiática Escolar", produto final desta investigação. Esperamos assim contribuir para o desenvolvimento da relação escolar com o uso de linguagens diversas em busca de uma aprendizagem crítica, levando em consideração as necessidades de aquisição das habilidades para a vida e trabalho, propostas pela nova Base Nacional Comum Curricular.