Educação Infantil; Jogos Digitais; Processo de Alfabetização e Prática Educativa.
Tendo em vista o fato de que os jogos digitais ainda são pouco explorados em sala de aula como recurso para o ensino-aprendizagem na fase de alfabetização e letramento, esse estudo propõe verificar em uma turma de estudantes do último nível de ensino da Educação Infantil como determinados jogos digitais gratuitos e pré-selecionados podem contribuir com o aprendizado da leitura e escrita, buscando perceber sua influência na passagem de um nível de escrita e leitura para o outro. Para isso, organizará um acervo de jogos digitais convergentes com os princípios teóricos de Piaget (1971) e Vygotsky (2005) e os níveis de conceitualização da escrita e leitura estabelecidas pelas estudiosas Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1989) e Soares (2002). Nossa problemática parte dos seguintes questionamentos: Quais jogos digitais contribuem com as habilidades/competências durante a fase de alfabetização e letramento? Como os jogos digitais podem contribuir para a passagem de um nível de escrita e leitura para outro? Para responder tais questionamentos, a fundamentação teórica pauta-se nos conceitos de alfabetização e letramento, do jogo digital e da criança. A hipótese é a de que a inserção de jogos digitais na escola seja um fator de motivação cognitiva, capaz de fomentar a participação ativa do aprendiz-jogador na construção de seu conhecimento da língua materna. O produto a ser entregue será um projeto de extensão anual a ser desenvolvido com os segmentos da Educação Infantil e séries iniciais, fomentando a aprendizagem significativa com foco nas tecnologias digitais e da alfabetização e letramento, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.