Banca de DEFESA: RAIANE DOS SANTOS MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIANE DOS SANTOS MARTINS
DATA : 20/09/2019
HORA: 13:30
LOCAL: Sala de Videoconferencia IMD
TÍTULO:

SGDDEDU: UM MODELO DE SHORT GAME DESIGN DOCUMENT PARA JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS CURTOS


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos educacionais, Game Design, SGDD, BNCC


PÁGINAS: 84
RESUMO:

O uso de jogos na educação vem se tornando uma prática cada vez mais presente na sociedade
contemporânea. Para os chamados “nativos digitais” aprender através dos jogos eletrônicos
torna-se mais significativo. O processo de desenvolvimento dos jogos educacionais digitais
pode se tornar complicado devido ao longo tempo que geralmente são destinados na
elaboração do jogo, altos custos financeiros e falta de conhecimento pedagógico das equipes
que, normalmente, não dispõem de educadores, bem como do pouco recurso e importância
dados a esse gênero de jogo. O Game Design é um projeto de um jogo. Ele descreve como o
jogo deve ser, definindo as suas mecânicas e as interações entre jogador e o mundo virtual do
jogo e como elas podem afetar o ambiente do jogo. Para documentar o design de um jogo,
existe o Game Design Document (GDD), cujo um dos principais objetivos, além de registro, é
de auxiliar na comunicação entre as diferentes equipes de produção de um jogo,
possibilitando ao designer do jogo uma visão ampla do que está sendo produzido. Porém, por
ser um documento grande que traz detalhadamente todos os elementos principais para a
produção de um jogo, contendo muitas páginas, se tornando muitas vezes, difícil de se
consultar e pouco utilizado, principalmente se o foco for a elaboração de jogos de pequeno
porte, os quais são a maioria dos jogos educacionais digitais que existem. Para esses jogos
curtos, que muitas vezes podem ser elaborados em algumas horas, há os Short Game Design
Document (SGDD). O SGDD vai descrever os elementos do jogo de forma mais simplificada
possível, já que o jogo a ser elaborado a partir dele também é um jogo simples. Por não
existirem documentos de especificação de jogos educacionais digitais curtos que atendam às
necessidades pedagógicas reais existentes na sociedade atual composta por alunos mais
ativos, críticos e reflexivos que almejam o uso da tecnologia na educação de maneira mais
consistente e eficaz, tanto em termos lúdicos quanto didáticos, esta dissertação propõe
elaborar um modelo de SGDD destinado a jogos educacionais curtos: o SGDDEdu. O
SGDDEdu especifica elementos de arte, som, mecânica e programação do jogo, bem como os
elementos educacionais em conformidade com a nova Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) do Ensino Fundamental, para que haja uma padronização e melhor categorização de
jogos educacionais alinhados aos objetivos pedagógicos propostos e às habilidades e
competências descritas em cada nível de ensino. Essa dissertação foi desenvolvida a partir do
estado da arte sobre Jogos Educacionais Digitais, Game Design, estudando e analisando
alguns modelos de SGDDs já existentes e a BNCC do Ensino Fundamental de forma geral,
gerando no SGDDEdu, elaborado por Engenharia Reversa de um jogo já existente. Foi
implementado um Editor Eletrônico do SGDDEdu para que o mesmo fosse aplicado com seis
profissionais da educação, por meio de um grupo focal, solicitando que eles especifiquem um
jogo educacional no molde do SGDDEdu. Posteriormente foi aplicado com esses
profissionais um questionário de avaliação da proposta A partir dos resultados obtidos
pudemos verificar que o SGDDEdu tem relevância e que facilita na produção de jogos
educacionais digitais, orientando o educador na escrita do documento de especificação de
jogos que melhor atendam às suas reais necessidades, oportunizando o processo de ensino e
aprendizagem através dos jogos. Todos os participantes da pesquisa puderam escrever um
documento de especificação de jogos educacionais digitais curtos e acharam que a experiência
é relevante. Também foi verificado que a BNCC contribui no desenvolvimento de jogos
educacionais digitais a partir da definição e orientação de habilidades que devem ser
desenvolvidas no aluno ao jogar um jogo educacional digital com essas habilidades já
vinculadas ao jogo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interna - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Externo à Instituição - FRANCISCO MILTON MENDES NETO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 29/08/2019 15:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao