O USO DA LOUSA DIGITAL INTERATIVA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: LIMITES E PERSPECTIVAS
Formação de professor, lousa digital interativa, metodologia ativa, ensino de língua Inglesa.
Este trabalho de mestrado tem como objetivo investigar a prática de uso da Lousa Digital Interativa nas aulas de Língua Inglesa nas escolas públicas municipais de Natal. Sendo a formação de professores o espaço propício de discussões dessas práticas, buscaremos identificar se há propostas metodológicas de uso da LDI no planejamento e desenvolvimento desse recurso no espaço escolar, de acordo com Selbach (2010). Essa pesquisa é caracterizada pelo percurso das fases da pesquisa ação de acordo com (Severino, 2007 e Gil, 2002) as quais serão desenvolvidas durante o período de investigação, compreendendo uma autorreflexão pelo grupo envolvido, de maneira a ampliar a racionalidade e os procedimentos das práticas sociais e desempenho educativo, com o intuito de intervir no processo. Uma das possibilidades de intensificar o uso das TICs na prática é investir na formação de professores, apontando, nas metodologias ativas, instrumentos possíveis de interação e engajamento na compreensão dos conteúdos entre a reflexão e a ação, conforme Moran (2000), bem como a aquisição da autonomia no ato de aprender, como nos aponta Freire (1996). Esperamos que essa pesquisa promova a percepção crítica, através da análise das limitações e possibilidades do uso da Lousa, trazendo contribuições relevantes para o trabalho acadêmico, com reflexos no ensino básico das escolas da Rede Municipal de Natal.