Design Instrucional para Produção de Materiais Didáticos para Cursos a Distância da Força Aérea Brasileira
Educação a Distância, Design Instrucional, Material Didático, Treinamento Militar.
A Educação a Distância (EAD) possibilita uma nova forma de acesso à educação e proporciona a democratização do ensino. As possibilidades educativas, na Educação a Distância, ampliam as maneiras de ensinar e aprender. Considerando o novo cenário educacional, as instituições educacionais que trabalham com pós-formação estão redirecionando esforços para um ensino mediado por tecnologias, buscando vantagens em um modelo de ensino híbrido. A Força Aérea Brasileira também têm buscado aperfeiçoar o sistema de ensino para garantir eficácia na pós-formação dos militares que compõem seu quadro. Nesse contexto, foi iniciado um trabalho, no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), Organização de Ensino da Força Aérea Brasileira, composto por pedagogos e militares com conhecimentos técnicos para um processo de transposição de cursos da modalidade presencial para a modalidade a distância. Durante o percurso de processo de transposição dos cursos, a elaboração de materiais didáticos se destacou como o item mais controverso que gerou inúmeras discussões para que eles conseguissem suprir a ausência do professor através de uma linguagem dialógica. Nesse percurso, desafios precisam ser superados, dentre eles, os conteudistas selecionarem conceitos para a produção dos materiais didáticos que possam circular na internet, tendo em vista que, por se tratar do meio militar, alguns conceitos são reservados e não podem ter uma circulação na rede de computadores. Diante destas discussões, o problema de pesquisa está centrado nos desafios do design instrucional para produção de materiais didáticos para o meio militar. O objetivo do trabalho é aprimorar o modelo de produção de materiais didáticos do Grupo de Instrução Tática e Especializada. A metodologia do trabalho terá uma abordagem qualitativa de natureza aplicada à formação de conhecimentos para soluções de problemas a partir da análise do material didático do GITE, pesquisa bibliográfica de autores sobre EAD e documentos que versem sobre a modalidade da Educação a Distância na Força Aérea Brasileira. Para obter dados mais fidedignos, iremos considerar dados da abordagem quantitativa a partir de questionário com os conteudistas que elaboraram os materiais didáticos, considerando que as abordagens carregam naturezas complementares. Os dados da análise fundamentará a pesquisa e como resultado pretendemos elaborar um guia de material didático para cursos a distância do GITE contribuindo com a fundamentação dos conteudistas da unidade de ensino da Força Aérea Brasileira.